Busca avançada
Ano de início
Entree


\"Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento...\": o processo de gramaticalização da dúvida e a abordagem pedagógica

Texto completo
Autor(es):
Elaine Cristina Silva Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Célia Pereira Lima Hernandes; Denise Porto Cardoso; Patricia de Jesus Carvalhinhos; Cristina Lopomo Defendi; Vânia Cristina Casseb Galvão
Orientador: Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Resumo

A evolução dos estudos e pesquisas sobre a língua e a linguagem no Brasil, assim como sobre os estudos especificamente vinculados ao processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa como língua materna provocaram, nos últimos anos, a reflexão e o debate acerca da necessária revisão dos objetos de ensino em sala de aula e consequentemente dos materiais didático-pedagógicos. É necessário considerar que a variação e a mudança linguísticas como fatos intrínsecos aos processos sociais de uso da língua devem contribuir para que a escola entenda as dificuldades dos alunos e possa atuar mais pontualmente para que eles compreendam quando e onde determinados usos têm ou não legitimidade. Essa compreensão favorece um alto grau de consciência social e linguística, o que favorecerá o surgimento de um desempenho sociolinguístico adequado às situações interativas de que participam, sejam elas vinculadas às práticas orais, sejam elas vinculadas às práticas escritas. Uma das formas de atuação consciente para uma abordagem pedagógica deriva da contribuição científica dos estudos sobre os processos de gramaticalização das intenções. Essa ideia baseia-se no postulado de Givón sobre a experiência humana ser simbolizada nas modalidades linguísticas. É o que propomos com esta tese: discutimos o processo de gramaticalização da dúvida a partir da categoria cognitiva de tempo. (AU)

Processo FAPESP: 10/07652-5 - "Às vezes nem é preguiça e sim falta de conhecimento...": o processo de gramaticalização da dúvida e abordagem pedagógica
Beneficiário:Elaine Cristina Silva Santos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado