Busca avançada
Ano de início
Entree


Crohn's disease : effect of dietary supplement on nutritional status of patients under anti-TNF-alpha and azathioprine therapy = Doença de Crohn : efeito de suplemento alimentar sobre o estado nutricional de pacientes sob terapia com anti-TNF-alfa e azatioprina

Autor(es):
Júlia Figueiredo Machado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Roseli Oselka Saccardo Sarni; Antonio de Azevedo Barros Filho
Orientador: Maria Marluce dos Santos Vilela
Resumo

A Doença de Crohn (DC) é caracterizada por uma inflamação crônica que pode afetar qualquer parte do trato digestivo. Na fase aguda, os sintomas gastrointestinais podem levar à desnutrição. Na remissão da doença, alguns pacientes podem apresentar sobrepeso ou obesidade, o que contribui para aumentar a produção de citocinas pró-inflamatórias pelo tecido adiposo. Com o objetivo de avaliar os efeitos de dois suplementos nutricionais sobre o estado nutricional de pacientes com DC, foi realizado um ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, paralelo com dois braços. Os participantes receberam suplemento com proteínas do soro de leite (PSL) ou suplemento com proteínas de soja (PS), durante 16 semanas. A avaliação nutricional foi feita por meio de medidas antropométricas, bioimpedância, recordatório alimentar de 24 horas e dosagens de albumina e pré-albumina. Para a avaliação da atividade da doença foram utilizados o Índice de Atividade da Doença de Crohn (IADC) e a dosagem de proteína C reativa (PCR). Na primeira avaliação (n=68), 93% dos pacientes estavam em remissão da doença (IACD<150), 36% apresentaram sobrepeso ou obesidade e apenas 5% estavam desnutridos. Com relação à ingestão alimentar, mais de 50% dos pacientes tinha um consumo inadequado de cálcio, potássio, e vitaminas A, C e D. Pacientes que estavam sob terapia com anti-TNF-? apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura corporal (%GC) e prega cutânea tricipital (PCT) maiores do que aqueles sob terapia com, apenas, azatioprina. As 16 semanas de suplementação foram concluídas por 19 pacientes no grupo com PSL e 22 no grupo PS. Os suplementos não tiveram efeitos no IADC e PCR, porém modificaram a composição corporal. Houve aumento da circunferência muscular do braço (CMB), área muscular do braço corrigida (AMBc) e percentual de massa magra (%MM), e redução da PCT e do %GC, nos dois grupos. O sobrepeso, a obesidade e a ingestão inadequada de micronutrientes foram alterações nutricionais observadas em alguns pacientes com DC deste estudo, e indicam a necessidade de orientações dietéticas para corrigi-las. Os suplementos nutricionais com PSL e PS, após 16 semanas de uso, reduziram a gordura corporal dos pacientes, e poderiam ser utilizados como estratégia para tratar a obesidade. Além disso, a inflamação decorrente do excesso de tecido adiposo poderia ser prevenida, contribuindo para uma melhor evolução clínica. (AU)

Processo FAPESP: 11/04750-9 - Doença de Crohn: efeito de suplemento nutricional sobre o Índice de atividade da Doença (IADC) e estado nutricional de pacientes sob terapia com anti-TNF-alpha e azatioprina.
Beneficiário:Júlia Figueiredo Machado
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado