Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

MÉTODO E APARATO PARA OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE ALUMINA GAMA NA COR PRETA USANDO FORNO MICROONDAS

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): José Arana Varela; Edson Roberto Leite; Jomar Sales Vasconcelos; Renata Cristina de Lima; Nazaré do Socorro Lemos Silva Vasconcelos; Carlos Alberto Paskocimas; Elson Longo da Silva
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Data do depósito: 09 de fevereiro de 2006
Registro INPI:
PI0600360-5 - Consulta INPI
IPC: C04B 35/10
Resumo

MÉTODO E APARATO PARA OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE ALUMINA GAMA NA COR PRETA USANDO FORNO MICROONDAS. A invenção diz respeito a um método e aparato para obtenção de nanopartículas de alumina gama na cor preta usando forno microondas, ditas nanopartículas de alumina gama (y-A12O3) tendo dimensões da ordem de 9nm. O processo utilizado compreende a preparação de um precursor polimérico mediante a adição de um composto hidratado de alumínio a uma solução de um ácido alfa-hidrocarboxílico, tal como o ácido cítrico e polimerização do material mediante aquecimento. A resina resultante é pré-calcinada e desaglomerada, sucedendo-se um tratamento térmico de algumas horas para remoção da maior parte do material orgânico, seguido pela introdução num forno de microondas onde ocorre a calcinação mediante aquecimento com curva de aquecimento de perfil específico. Dita curva compreende o aquecimento inicial a uma taxa de aproximadamente 250<198>C por minuto até a temperatura de calcinação, preferencialmente entre 900<198>C e 1100<198>C, manutenção da temperatura neste patamar por cerca de dez minutos e resfriamento até a temperatura ambiente. O aparato utilizado compreende um cadinho contendo o material, apoiado sobre uma pastilha de material susceptor, sendo o conjunto encenado numa estrutura termicamente isolante que é colocada na cavidade de um forno de microondas, cuja operação é comandada por um controlador de temperatura e tempo, a partir das informações fornecidas por um termopar.


Processo FAPESP: 98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials
Beneficiário:Elson Longo da Silva
Pesquisador responsável:Elson Longo da Silva
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ). Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC)
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs

Processo FAPESP: 04/12392-1 - Aparato e método para obtenção de alumina gama na cor preta usando forno microondas
Beneficiário:Elson Longo da Silva
Pesquisador responsável:Elson Longo da Silva
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec)