Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DE BEBIDAS DESTILADAS QUANTO A SEU PROCESSO DE DESTILAÇÃO E DISPOSITIVO COMPREENDENDO TAL MÉTODO

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Douglas Wagner Franco; Roni Vicente Reche
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP)
Data do depósito: 28 de setembro de 2007
Registro INPI:
PI0704923-4 - Consulta INPI
IPC: G01N 33/14 C12G 3/10
Resumo

MÉTODO PARA CLASSIFICAÇÃO DE BEBIDAS DESTILADAS QUANTO A SEU PROCESSO DE DESTILAÇÃO E DISPOSITIVO COMPREENDENDO TAL MÉTODO. A presente invenção consiste em um método baseado na análise discriminante capaz de classificar, por meio de descritores químicos pré-definidos, o processo de destilação empregado na produção de uma determinada bebida. Em especial, o método da presente invenção é capaz de diferenciar se uma determinada aguardente de cana foi produzida em um alambique de cobre ou em uma coluna de aço inoxidável, empregando-se análise discriminante linear nos resultados analíticos obtidos. Esta distinção é de interesse industrial com um grande apelo comercial devido à existência de uma longa discussão sobre a qualidade do produto em função do processo de destilação.


Processo FAPESP: 04/11525-8 - Tipificação das aguardentes do Estado de São Paulo utilizando análise multivariada (quimiometria)
Beneficiário:Roni Vicente Reche
Pesquisador responsável:Douglas Wagner Franco
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado