Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE GLICOSE POR HIDRÓLISE ÁCIDA DA CELOLIGNINA, RESULTANTE DA PRÉ-HIDRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Marco Giulietti; Lourdes Apparecida Alves; João Batista de Almeida e Silva; Maria das Graças de Almeida Felipe
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT) ; Universidade de São Paulo (USP)
Data do depósito: 18 de dezembro de 2007
Registro INPI:
PI0705542-0 - Consulta INPI
IPC: C13K 1/02 C13K 1/04
Resumo

PROCESSO DE OBTENÇÃO DA GLICOSE POR HIDRÓLISE ÁCIDA DA CELOLIGNINA, RESULTANTE DA PRÉ-HIDRÓLISE DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR. A fração celulósica do bagaço de cana-de-açúcar, que é obtida após o pré-tratamento por hidrólise ácida desse resíduo lignocelulósico - material sólido - que comumente era descartado, é utilizada neste processo - hidrólise ácida da celolignina - resultando em uma efetiva remoção da glicose contida na fração celulósica do bagaço. Com a remoção da fração hemicelulósica, a celulose pode ser convertida à glicose, com elevados rendimentos. Esse resíduo pode ser utilizado na produção de soluções de glicose para obter etanol ou ácido lático por fermentação, para a produção de polpa de papel ou ainda, para obter glicose na forma cristalina, muito empregada na indústria alimentícia e farmacêutica. O processo de obtenção da glicose por hidrólise ácida da celulolignina, resultante da pré-hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar utiliza ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido fluorídrico ou ácido acético. e tem como parâmetros a concentração de ácido utilizada (entre 0,5 e 10% a temperatura de processamento (superior a 150°C), o tempo de reação (entre 10 e 60 mm) e a relação sólido-líquido (entre 1:4 e 1:10).


Processo FAPESP: 99/05275-9 - Cristalização de produtos orgânicos por mudança de meio
Beneficiário:Marco Giulietti
Pesquisador responsável:Marco Giulietti
Instituição: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT)
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Temático