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VÁLVULA REGULADORA DE FLUXO TIPO PLACA MULTIVIAS DE CONTRA PRESSÃO REDUZIDA

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Eduardo Lobo Lustosa Cabral; Marcos Costa Hunold; Giovanni Mamão Gouveia
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP)
Data do depósito: 06 de outubro de 1997
Registro INPI:
PI9702971-8
IPC: F16K 21/00
Resumo

VÁLVULA REGULADORA DE FLUXO TIPO PLACA MULTIVIAS DE CONTRA PRESSÃO REDUZIDA'. Trata-se de uma válvula tipo placa de múltiplas vias que possui os orifícios de escape com áreas de passagem maiores do que os orifícios de pressão, possibilitando, assim, um aumento de eficiência sem alteração das dimensões da válvula. O uso de multivias permite o controle do sentido de movimentação do pistão ou motor, com uma única válvula. Duas formas de elemento deslizante são possíveis. A válvula tipo placa linear, bastante conhecida, tem o elemento deslizante na forma retangular, podendo ser acionada de forma direta ou pela diferença de pressão entre os dois lados da placa. A válvula tipo placa circular, que é uma inovação, possui o elemento deslizante na forma de disco que é acionado diretamente. Esta válvula pode ser utilizada em equipamentos mecâncos de uso industrial em geral, tais como; mecânicas, químicas, petroquímicas, mineração, petrolíferas; para o controle de movimento (controle do sentido e da velocidade do movimento e controle de posição) de pistões e motores hidráulicos ou pneumáticos.


Processo FAPESP: 94/02659-7 - Motor pneumático de alta rigidez
Beneficiário:Eduardo Lobo Lustosa Cabral
Pesquisador responsável:Eduardo Lobo Lustosa Cabral
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP)
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular