Tipo de documento: | Patente |
Inventor(es): | Eduardo Lobo Lustosa Cabral; Marcos Costa Hunold; Giovanni Mamão Gouveia |
Depositante: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) |
Data do depósito: | 06 de outubro de 1997 |
Registro INPI: | |
IPC: | F16K 21/00 |
VÁLVULA REGULADORA DE FLUXO TIPO PLACA MULTIVIAS DE CONTRA PRESSÃO REDUZIDA'. Trata-se de uma válvula tipo placa de múltiplas vias que possui os orifícios de escape com áreas de passagem maiores do que os orifícios de pressão, possibilitando, assim, um aumento de eficiência sem alteração das dimensões da válvula. O uso de multivias permite o controle do sentido de movimentação do pistão ou motor, com uma única válvula. Duas formas de elemento deslizante são possíveis. A válvula tipo placa linear, bastante conhecida, tem o elemento deslizante na forma retangular, podendo ser acionada de forma direta ou pela diferença de pressão entre os dois lados da placa. A válvula tipo placa circular, que é uma inovação, possui o elemento deslizante na forma de disco que é acionado diretamente. Esta válvula pode ser utilizada em equipamentos mecâncos de uso industrial em geral, tais como; mecânicas, químicas, petroquímicas, mineração, petrolíferas; para o controle de movimento (controle do sentido e da velocidade do movimento e controle de posição) de pistões e motores hidráulicos ou pneumáticos.
Processo FAPESP: | 94/02659-7 - Motor pneumático de alta rigidez |
Beneficiário: | Eduardo Lobo Lustosa Cabral |
Pesquisador responsável: | Eduardo Lobo Lustosa Cabral |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP) |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |