Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

COMPOSIÇÃO DE ADESIVO APLICADO POR FUSÃO, PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DO MESMO E ARTIGO ADESIVO

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Antonio José Felix de Carvalho
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Data do depósito: 10 de novembro de 2010
Registro INPI:
PI1005124-4 - Consulta INPI
IPC: C09J 5/06
Resumo

COMPOSIÇÃO DE ADESIVO APLICADO POR FUSÃO, PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DO MESMO E ARTIGO ADESIVO. É descrita uma composição de adesivo aplicado por fusão que compreende 30% a 90% em peso de amido, 20% a 50% em peso de um plastificante que não água, e 1 % a 30% em peso de ácidos orgânicos. A composição da invenção admite adicionalmente proporções em peso de 2,5% a 15% de água, 1% a 50% de um ou vários polímeros sintéticos ou naturais, 0,05% a 9% de ácidos inorgânicos, 0,5% a 15% de agentes de processo, agentes estabilizantes em concentração de até 10%, surfactantes em concentração de até 5% em peso, cargas minerais até10% em peso e aditivos diversos entre 0,1% e 10% em peso. O processo de preparação do adesivo é realizado em uma só etapa e compreende misturar alguns ou todos os componentes desejados para a composição em um misturador, em temperaturas entre 90 e 180<198>C, obtendo o adesivo sob forma de pelete ou outra forma qualquer. O artigo adesivo obtido é útil para a colagem de vários materiais.


Processo FAPESP: 07/08394-7 - Modificação do amido termoplástico por extrusão reativa (REX): compatibilização reativa e modificação química via despolimerização/polimerização
Beneficiário:Antonio José Felix de Carvalho
Pesquisador responsável:Antonio José Felix de Carvalho
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores