Busca avançada
Ano de início
Entree

Marilia de Arruda Cardoso Smith

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui graduação em Curso de Ciências Biológicas, modalidade médica pela Escola Paulista de Medicina(EPM), UNIFESP(1969), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia/Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e Doutorado em Ciências Biológicas pela USP, Biologia/Genética (1979). Livre-Docente, UNIFESP, 1996. Professora Titular por Concurso Público em 2004, Depto. de Morfologia e Genética EPM/UNIFESP. Profa. Dra Honoris Causa da Escola Paulista de Medicina, agosto 2020. Participou da implantação da Disciplina de Genética Médica da EPM em 1972, bem como de Cursos de Genética a estudantes de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica, bem como do Programa de Pós-Graduação em Morfologia/Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP, 1988. Participação na identificação do 1º gene do envelhecimento (1994; 1996): gene WRN. Prêmio Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia (1991). Membro Fundador da Associação Brasileira de Alzheimer. Pesquisadora nível 1 CNPq. Foi Professora visitante de PG do Programa de Gerontologia da PUC-SP (1998-2003) , e de Genética e Evolução da Biologia da USP (1985-2000) . Orientadora de Pós-Graduação na UNIFESP e na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Pesquisas em colaboração: UFMT, UFPA, FAMEMA, Universidade de McGill, CA. Assessorias: Membro (Suplente) Comitê Assessor de Genética CNPq, 2004/07; FAPESP; CNPq; CAPES; FAPERJ; UERJ etc. Membro do Conselho Diretor Instituto APAE de Pesquisa (1993/2004). Conselho Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com atuação em Citogenética Humana e Médica, Genética do Envelhecimento e das Doenças Associadas, entre as quais, as cardiovasculares, a doença de Alzheimer e neoplasias. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: