Busca avançada
Ano de início
Entree

Norberto Peporine Lopes

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Norberto Peporine Lopes é Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Doutor em Química pela USP e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Professor Titular da FCFRP-USP, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos e da Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas. Em sua unidade ocupou diversos cargos eletivos com destaque à Chefia do Departamento de Física e Química e a Presidência da Comissão de Pesquisa. Foi integrante o Grupo de Estudos Avançados da USP no Campus de Ribeirão Preto e do Comitê Gestor do Parque Tecnológico Supera Parque. É membro associado da Sociedade Brasileira de Ciências Farmacêuticas, da Sociedade de Espectrometria de Massas (BrMass), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Também é membro da American Chemical Society, Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA) e Fellow da Royal Society Chemistry. Ocupou os cargos eletivos, na SBQ, de Presidente, Presidente eleito, Membro do Conselho Consultivo, Membro e Presidente do Conselho Fiscal, Secretário Geral, Tesoureiro, Vice-Diretor e Tesoureiro da Divisão de Produtos Naturais. Na a BrMAss ocopou o cargo de Diretor Financeiro e Membro do Conselho Consultivo. Realizou estágios de curta duração na Alemanha (University of Tunbigen), Estados Unidos da América do Norte (Washington State University) e Reino Unido (University of Bristol). Desenvolveu seu Pós-Doutoramento em Espectrometria de Massas de Produtos Naturais na Univeridade de Cambridge (UK) e atuou como Professor Convidado em Espectrometria de Massas na Universidade de Muenster. Publicou mais de 470 artigos científicos (IH =45) e recebeu 10 prêmios, com destaque para a Medalha da BrMASS, o prêmio de inovação Fernando Galembeck da SBQ e prêmio Jeremy Knowles da Royal Society of Chemistry. Atualmente é Editor do Rapid Communication in Mass Spectrometry (Wiley), Planta Médica (GA) e Scientific Reports (Nature Publishing Group) e OMEGA-ACS (American Chemical Society). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
“Temos que ser resilientes, é isso que a pandemia ensina” 
El lenguaje químico de los insectos 
El lenguaje químico de los insectos 
El lenguaje químico de los insectos 
The chemical language of insects 
A linguagem química dos insetos 
Anfíbio noturno brilha no escuro 
Toxina da carambola é isolada 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Live com a FCFRP-USP 
Webinar em Comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácido clorogênico Ações antrópicas Ações farmacológicas Actinobacteria Aedes aegypti Afidicolina Alcaloides Algas Amazônia Analgésicos Análise Toxicológica Anfíbios Anti-inflamatórios Anura Arnica Asteraceae Biodiversidade Bioensaio Biologia computacional Biologia de sistemas Bioprospecção Caatinga Calendula Cerrado Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Ciências da Saúde Citotoxicidade Conservação da biodiversidade Cromatografia gasosa-espectrometria de massas Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas Cromatografia líquida de alta eficiência Cromatografia líquida Cromatografia Cultura de células Degradação ambiental Ecologia química Ecologia Ecossistemas florestais Enzimas Espectrometria de massas por ionização e dessorção a laser assistida por matriz Espectrometria de massas por ionização por electrospray Espectrometria de massas Estresse hídrico Estudantes Eventos científicos e de divulgação Extratos vegetais Farmácia Farmacocinética Farmacognosia Físico-química Florestas tropicais Glândulas da pele de animal Impactos ambientais Lychnophora ericoides Mata Atlântica Medicamentos fitoterápicos Medicina popular Melhoramento genético vegetal Metabolismo secundário Metabolismo Metabólitos secundários Metabolômica Metaloporfirinas Pesquisadores Plantas medicinais Plantas Policetídeos Produtos naturais Professores Proteômica Química Analítica Química Orgânica Química de produtos naturais Química médica Química Reprodução animal Respiração celular Reuniões científicas Sazonalidade Sesquiterpenlactona Síntese orgânica Sistemas de cultivo Sobrevivência Soja Técnicas in vitro Terpenos Zoologia
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: