Busca avançada
Ano de início
Entree

Isabel Amélia Costa Mendes

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Enfermagem (1968) e Enfermagem de Saúde Pública (1969) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (EERP-USP); Mestre em Ciências da Enfermagem UFRJ (1975); Doutor (1986) e Livre-docente em Enfermagem (1989) pela EERP/USP, onde atuou como docente desde 1969 tornando-se Professor Titular em 1991.Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação no Processo de Enfermagem GEPECOPEn, certificado pelo CNPq desde 1986. É pesquisadora 1A do CNPq. Atua como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Enfermagem Fundamental (Nota 7 na CAPES) na linha de pesquisa Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica do processo de cuidar. Integrou o Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do CNPq representando a área Enfermagem nos triênios 1996/1998 e 2001/2004, exercendo nos 2 períodos a função de Coordenadora. Co-fundadora da Revista Latino-Americana de Enfermagem, em 1992. , foi Co -Editora(09/2000-09/2009) , Vice ?Presidente e Presidente do Conselho Diretor da Revista Latino Americana de Enfermagem nos períodos coincidentes com os mandatos como Vice e Diretora da Escola. Dirigiu a EERP/USP em 2 mandatos (1994-1998 e 2002-2006), Vice-diretora (1990-1994) e nos mesmos períodos Diretora do Centro Colaborador da OMS para Pesquisa em Enfermagem. Presidiu a Rede Pan-Americana de Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem (PANMCC) de 2003 a 2005. Presidente da Comissão de Credenciamento de Revistas para o Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP de 2006- 2009. Coordenadora da Rede Ibero-Americana de Editoração Científica em Enfermagem, desde Novembro de 2006. Integrou, como personalidade externa, o Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal(2009-2016). Presidente do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional (STTI)-Sociedade Honorífica de Enfermagem EERP/USP (2006-2008). Diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem (2006-2017). Eleita em 2007, atuou como Secretária Geral da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, reeleita em 2012: mandato: 2008/2014. Membro do GAPFON - Global Advisory Panel for the Future of Nursing (2014-2017). Doctor of Science, honoris causa, McMaster University, Canadá, 14/06/2016. Atua como Professor Titular Sênior da EERP/USP desde 2016. Consultora e integrante do Grupo Diretivo do Centro Colaborador OPAS/OMS para a pesquisa em Enfermagem, desde 29/08/2018. Integrou o Conselho Assessor da ALADEFE - Associação Latino Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (2015-2019). Colaboradora do Conselho Federal de Enfermagem-COFEn, como integrante da Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu e como Coordenadora do Grupo de Trabalho Campanha Nursing Now Brasil, desde 2018. Tem experiência na área de Enfermagem Fundamental com ênfase em Comunicação, Gestão e Liderança em Enfermagem,Ciência & Tecnologia em Enfermagem, Tele-Enfermagem. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 10/04/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

DE SOUZA-JUNIOR, VALTUIR DUARTE; COSTA MENDES, ISABEL AMELIA; MARCHI-ALVES, LEILA MARIA; JACKMAN, DEIRDRE; WILSON-KEATES, BARBARA; DE GODOY, SIMONE. Peripheral Venipuncture Education Strategies for Nursing Students An Integrative Literature Review. JOURNAL OF INFUSION NURSING, v. 43, n. 1, p. 24-32, . Citações Web of Science: 0. (16/19920-0)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: