Busca avançada
Ano de início
Entree

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português (IP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos é pós-doutor pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É consultor "ad hoc" da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Participa do SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, como membro de diretoria. Foi coordenadora do GT de Historiografia da Linguística Brasileira da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística, de 2004 a 2008. É coordenadora do IP-PUC/SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português e do NEL/UPM - Núcleo de Estudos Lusófonos da UPM. É coordenadora do Grupo de Pesquisa de Historiografia da Língua Portuguesa e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa de Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, ambos cadastrados no CNPq. Membro da CPCLP - Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro). Publicou trabalhos em anais de eventos. Possui livros e capítulos de livros publicados e artigos em periódicos. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisionou Estágios Pós-Doutorais, além de ter orientado iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso e de especialização e aperfeiçoamento, nas áreas de Letras, Linguística, Educação e Administração. Atua na área de Letras, com ênfase em Historiografia Linguística e Discurso. Em suas atividades profissionais, interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: língua portuguesa, ensino de língua, linguística aplicada, gramaticografia, análise do discurso, historiografia linguística, história da língua e comunicação. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: