Busca avançada
Ano de início
Entree

Sueli Cristina Marquesi

CV Lattes


Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Linguística Aplicada e Professora Titular de Língua Portuguesa da PUC-SP, atuando no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa, no Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português (IP) e no Departamento de Português da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. É Avaliadora Institucional do INEP/MEC e Professora Emérita pela Universidade Cruzeiro do Sul. Realizou estudos de pós-doutorado em Linguística, na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade de Lausanne (Suíça), estágio profissional em gestão universitária, na Universidade de Montréal (Canadá), e missão de trabalho em projeto de pesquisa na Universidade Sorbonne ? Paris V (França), dentro de projeto CAPES-COFECUB. Dedicou-se, ao longo de sua carreira, ao ensino superior, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação, desenvolvendo pesquisas relacionadas a leitura, escrita, uso da linguagem verbal em ambientes virtuais de aprendizagem, linguagem jurídica e tipologia e gêneros textuais. Participou de congressos nacionais e internacionais, publicou artigos e livros, formou Mestres e Doutores e supervisionou projetos de Pós-doutorado na área de Linguística. É coordenadora do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Texto, Escrita e Leitura. Participou, no período de 2010 a 2013, como coordenadora de equipe, do Projeto Análise de Textos e Discursos, liderado pela Universidade do Rio Grande do Norte, dentro do Programa PROCAD ? NF da CAPES. Em sua atuação profissional, registram-se, ainda, atividades de extensão voltadas para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica, destacando-se entre eles: na PUC-SP, o de Vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (1991-1996), o de Coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (1993-1996) e o de Vice-reitora Acadêmica (1996-2000); na Universidade Cruzeiro do Sul, o de Diretora de Pós-graduação e Pesquisa (1997-2001), o de Pró-reitora Acadêmica (2001) e o de Reitora (2001-2017); no Centro Universitário Módulo, o de Reitora (2010-2017); e, na Faculdade São Sebastião, o de Supervisora Acadêmica (2015-2017). Foi Assessora do Ministério para o ENADE na área de Letras. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: