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Maria Cristina Gonçalves Vicentin

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora doutora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, na área Psicologia e Direito e membro do Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política. É vice-líder do grupo de pesquisa Políticas da Subjetividade (CNPq) e membro do GT Subjetividade Contemporânea da ANPEPP. É pesquisadora vinculada aos seguintes grupos de pesquisa: Rede Internacional Coletivo Amarrações: políticas com adolescentes; Grupo de pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (IEA-USP); Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes; Grupo de Pesquisa sobre a efetividade da Convenção Internacional dos Direitos da Criança no Brasil; Observatório Internacional de práticas da Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Bolsista produtividade do CNPq, atualmente com o projeto "Impactos psicossociais da violência de estado: subsídios para políticas públicas" (2022-2024). Foi professora do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP (1983-2022), onde coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisa Lógica Institucionais e Coletivas (2010-2022) no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social. Foi coordenadora do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde/Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP (2012-2018), convênio Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Graduou-se em Psicologia na PUC-SP, onde fez o Mestrado em Psicologia Social (1992) e o Doutorado em Psicologia Clínica (2002). Tem pesquisado e produzido particularmente sobre adolescência/juventude e conflitualidade; modalidades de resistência e enfrentamento dos sujeitos em situações de violências/vulnerabilizações; práticas jurídicas e processos de subjetivação; socioeducação, responsabilidade e responsabilização; dispositivos de saúde mental e produção de subjetividade; saúde mental de crianças e adolescentes; saúde mental, justiça e direitos humanos. (Fonte: Currículo Lattes)

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