Busca avançada
Ano de início
Entree

Carlos Alberto Pérez

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Argentina

Possui graduação em Física pela Universidad Nacional de Córdoba (1995) e doutorado em Fisica pela Universidad Nacional de Córdoba (2004). O Dr. Carlos A. Pérez é pesquisador do grupo de Fluorescência de Raios-X do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), sendo responsável pelo gerenciamento das atividades científicas e desenvolvimentos instrumentais da linha de Fluorescência de Raios-X do LNLS. Faz parte também da divisão cientifica do LNLS/Sirius desempenhando a função de pesquisador do grupo CARNAÚBA que opera a linha de Nanosonda de Raios-X Coerentes da máquina Sirius. Atua principalmente nos campos de física atômica e molecular e radiação síncrotron, com ênfase na análise por fluorescência de raios-X (XRF) e Espectroscopia de Absorção de raios-X (XAS). Possui especial interesse nos métodos microscópicos (micro-XRF, micro-XRF confocal e XFCT) e micro-espectroscópicos (microXANES e microXAFS) de análise por raios-X bem como métodos de análise por incidência rasantes de raios-X (XRF a incidência rasante e refletividade de raios-X). As atuais linhas de pesquisa envolvem estudos de elementos traços em materiais biológicos, biogeoquímica de elementos traços de importância ambiental e toxicologia ambiental com foco em potenciais mecanismo de bio- e fitoremediação de ambientes afetados e nanotoxicologia. Tópicos adicionais de pesquisa incluem análise e modelamento de perfis em profundidade de dopantes magnéticos em filmes finos de óxidos semicondutores e caracterização estrutural de material por espalhamento ressonante de raios-X. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/07/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: