1 | Auxílios à pesquisa concluídos |
Processos vinculados |
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Embrapa Meio-Ambiente (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente). Tem atuado desde 1995 no tema de emissão de gases de efeito estufa ( GEE) no setor agrícola. Colaborou com o Ministério da Ciência e Tecnologia para a elaboração do 1o. e 2o. Inventário Nacional de Emissão de Gases de Efeito Estufa, coordenando as atividades do setor Agropecuário, e também com a CETESB para o 1o. Inventário de GEE do setor agrícola do Estado de SP. Coordenou vários projetos na Embrapa desde 1995, entre eles o projeto em rede AGROGASES (Dinâmica de C e Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestal Brasileiros) de 2003 a 2007. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de fatores de emissão de gases de efeito estufa em cultivo de arroz irrigado e pastagens. Publicou vários artigos e 2 livros nesta temática (Mudanças Climáticas Globais e a Agropecuária Brasileira, em 2001, e Carbon Stocks and Greenhouse Gas Emissions From Brazilian Agriculture, em 2014). Participou de várias forças tarefas do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima- IPCC (Emission Factor Data Base e GEE Inventory Guidelines, Agricultural Sector), e mais recentemente da Força-Tarefa para a Elaboração do Refinamento do IPCC de 2019. É uma das autoras do Capítulo 10 (Emissions from livestock and manure management) do 2019 Refinement to the 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories. Tem contribuído para a Base de Dados do IPCC sobre Fatores de Emissão de Gases de Efeito Estufa, com dados de fatores de emissão de metano proveniente de fermentação entérica e de arroz irrigado por inundação. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
1 | Auxílios à pesquisa concluídos |
Processos vinculados |
Publicado em 13 de junho de 2015 - SP Pesquisa - Aquecimento e agricultura - 2º Bloco. O programa mostra o que vai mudar na produção agrícola do Brasil com o aquecimento do planeta. Os cientistas que calcularam como o aumento da temperatura e as mudanças no regime de chuvas vão deslocar as culturas que sustentam o agronegócio no Brasil. A equipe foi até Jaguariúna, no interior paulista, registrar um experimento inédito no mundo. Lá, cientistas acompanham uma plantação de café, cultivada nas condições atmosféricas previstas para o fim deste século. Ali perto em Campinas, os cientistas que desenvolvem plantas que vão resistir à seca, um fenômeno que deve ser mais frequente no Brasil das próximas décadas. O São Paulo Pesquisa vai mostrar quais as respostas que a ciência brasileira busca para garantir a produção de alimentos num cenário de mudanças climáticas.