Busca avançada
Ano de início
Entree

Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É chefe do Departmento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Associada Livre-Docente em Epidemiologia. É Editora-Chefe da Journal of Prevention (Springer) e elected Board Member da European Society for Prevention Research (EUSPR). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação (stricto-sensu) em Saúde Coletiva da UNIFESP entre 2017 e 2023. É autora de mais de 180 artigos científicos indexados. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela USP, mestrado, doutorado e pós-doutorado pela UNIFESP. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, em Antropologia Social e Cultural e foi Visiting Post-doctoral Fellow em Epidemiologia na Michigan State University, nos EUA, com cursos de epidemiologia realizados na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e Columbia University. Tem sido responsável por auxílios à pesquisa através de diversas fontes de fomento, nas seguintes instituições: FAPESP, CNPq, MRC, Ministério da Saúde, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e UNODC (ONU), no campo do abuso de álcool e outras drogas por adolescentes e jovens adultos, além da avaliação de efetividade de programas de prevenção ao uso de drogas e violência escolar. Assessora ad-hoc de agências de diversas fomento à pesquisa nacionais e internacionais. Tem atuado como consultora do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da Organização Mundial da Saúde. Foi membro do Grupo Consultivo Técnico (GCT) sobre políticas álcool da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Foi membro do Comitê de Especialista para revisão das diretrizes internacionais de prevenção ao uso de drogas da UNODC-ONU e do Comitê de Especialistas para diretrizes de prevenção entre profissionais da segurança da mesma instituição. Esteve em missão da OMS na África para redação da Lei Nacional para a regulamentação do Álcool em São Tomé e Príncipe. Idelizou e executou o projeto Balada com Ciência para prevenção do uso de drogas entre jovens. Avaliou a efetividade dos principais programas de prevencão no ao uso de drogas no país. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Prevençao ao uso de Droga (Previna) na Unifesp. Além da carreira acadêmica, foi vice-presidente da ONG SAFRATER, focada na educação de crianças e adolescentes em situaçao de vulnerabilidade social em São Paulo, tendo desenvolvido o projeto de extensão PHAVI de habilidades para a vida para adolescentes, com foco na promoção de saúde e prevenção ao uso de drogas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 20/07/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Álcool, Drogas e Adolescência


Publicado em 29 de maio de 2019 - Agência FAPESP. O seminário “Álcool, Drogas e Adolescência” - realizado no contexto do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, no dia 27 de maio - mostrou a lacuna existente entre as pesquisas científicas e as políticas públicas voltadas para a redução do consumo de álcool e drogas por adolescentes. Os eventos do Ciclo, que ocorrem uma vez ao mês na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), são resultados de parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: