Busca avançada
Ano de início
Entree

Lígia Alves da Silva

CV Lattes GoogleMyCitations


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e em Física pela ULBRA (2017), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2005) e Doutora em Meteorologia pelo INPE (2010). Realizou um Pós-Doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/França (2010-2011) pelo CNPq. Atuando na área de Sinótica e dinâmica da atmosfera, realizando estudos climatológicos da energética atmosférica dos sistemas de grande escala da América do Sul e oceanos adjacentes. Realizou ainda um Pós-Doutorado no INPE (2011-2013) pela FAPESP na área de mudanças climáticas, com enfoque na elaboração do modelo climático regional de alta resolução, para obtenção das projeções de cenários climáticos futuros e determinação de áreas de risco e vulnerabilidade populacional. No segundo semestre de 2013 trabalhou na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, ministrando aulas de Fenômenos de Transporte para a graduação. No primeiro semestre de 2014 foi Professora Substituta da UNESP-SJC, ministrando as disciplinas de Climatologia e Estatística e Probabilidade para o Curso de Engenharia Ambiental. Atuou como Pesquisadora no Clima Espacial - INPE pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MCTIC (2014-2017), atuando na área de física dos Cinturões de Radiação de Van Allen. No segundo trimestre de 2016 ministrou a disciplina de Tópicos Especiais Magnetosfera-Heliosfera no curso de Pós-graduação em Geofísica Espacial - CEA/INPE. Realizou Pós-doc Sênior pelo CNPq na Divisão de Geofísica Espacial - CEA/INPE em 2017-2018. Atualmente é Pós-doc no China-Brazil Joint Laboratory for Space Weather instalado no CEA/INPE. Área de atuação: interação onda-partícula nos Cinturões de Van Allen. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/05/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

DA SILVA, LIGIA A.; SATYAMURTY, PRAKKI. Evolution of the Lorenz Energy Cycle in the Intertropical Convergence Zone in the South American Sector of the Atlantic Ocean. Journal of Climate, v. 26, n. 10, p. 3466-3481, . Citações Web of Science: 0. (11/13976-0, 08/58161-1)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: