Busca avançada
Ano de início
Entree

Paola Giustina Baccin

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Letras (português-inglês) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1986), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Em seu pós-doutorado, realizado de fevereiro a julho de 2012, na Universidade Ca' Foscari, Venezia, com bolsa FAPESP, estudou aspectos interculturais presentes no léxico. De 1998 a 2019 foi professora associada da Universidade de São Paulo. Atualmente é aposentada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana e língua portuguesa do Brasil em contato, e-learning, jogos didáticos (gamification), elaboração de material didático, italianismos na língua portuguesa com ênfase na terminologia gastronômica, interculturalidade e lexicografia pedagógica. Coordenou o projeto Dire, Fare, Partire! Dire, Fare, Arrivare! Material didático online para o ensino do italiano a brasileiros. Visiting professor na Universidade Ca' Foscari Venezia (2017) (cursos de português brasileiro), Universidade de Bologna (2017). Participou, como professor convidado, em cursos de formação de professores no Brasil e no exterior. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: