Busca avançada
Ano de início
Entree

Danieli Veronica Longo Benedetti

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Artes (IA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora e Mestre junto ao programa de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2008 e 2002). Suas pesquisas, ambas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, apresentam uma análise da produção musical dos compositores Claude Debussy (1862-1918) e Maurice Ravel (1875-1937) durante os anos da Primeira Guerra Mundial, enfatizando a importância e a influência do contexto histórico na criação das obras tratadas. Seguindo sua linha de pesquisa - Técnicas Composicionais e Questões Interpretativas - realizou e apresentou, em anexo ao trabalho final de doutorado, a gravação do objeto principal de estudo de sua pesquisa, a suíte Le Tombeau de Couperin, para piano solo, escrita pelo compositor francês Maurice Ravel. Pianista, graduada pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, pela École Normale de Musique de Paris - ENMP (Diplome d'Enseignement de Piano, 1991-1994) e pelo Conservatoire Nationale de Strasbourg - CNRS (Diplome en Piano, 1995-1998), na França. Tem experiência na área de Música/Interpretação/Pesquisa, atuando principalmente nos temas: piano, piano complementar, ensino do piano, música de câmara, interpretação, performance, análise, Debussy, Ravel, música francesa do século XX. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP, com o apoio da FAPESP, sobre a formação, ideologias e consequências das "Sociedades Musicais Francesas do início do séc. XX". Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France - BnF, Bibliothèque de l'IRCAM, Médiathèque Musicale Mahler e Bibliothèque de la Sorbonne onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas. Como pesquisadora tem apresentado trabalhos e publicado nos Anais da ANPPOM, Revista OPUS, Revista HODIE, Revista Música USP, Música em Perspectiva, Revista do Conservatório de Música da UFPel, Revista OSESP e em diversos anais de Simpósios e Congressos em âmbito nacional e internacional. Como pianista apresentou-se no Brasil, Argentina, França, Hungria e Itália como camerista e em recitais solo. Como solista apresentou-se frente a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - OSBM, Orquestra Sinfônica do Paraná - OSP e Orquestra Acadêmica da UNESP. É autora dos livros "Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial", resultado de sua pesquisa de doutorado, publicado pela editora AnnaBlume em co-edição com a FAPESP 2013; e "As Sociedades Musicais Francesas do início do séc.XX: Ideologias e Consequências", publicado pela Alameda Editorial em co-edição com a FAPESP 2020. Atualmente realiza nova pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista IA-UNESP e amparada pela CAPES. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/09/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

BENEDETTI, Danieli Veronica Longo. A produção pianística de Claude Debussy durante a Primeira Guerra Mundial.  144 f. Dissertação (Mestrado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (00/01132-8

BENEDETTI, Danieli Veronica Longo. Le Tombeau de Couperin (1914-1917) de Maurice Ravel: obra de uma guerra. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (04/15139-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: