Busca avançada
Ano de início
Entree

Ernani Pinto Junior

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ernani Pinto é farmacêutico (FCF-USP/1997) e concluiu o doutorado em Bioquímica, pelo Instituto de Química-SP, Universidade de São Paulo, em 2002. Foi professor doutor e associado (livre docente) da FCF-USP entre 2003 e 2019. Atualmente é professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), Campus da ESALQ-USP em Piracicaba/SP. Publicou/possui mais de 120 artigos em periódicos indexados em bases internacionais e especializados, e cerca de 120 trabalhos/resumos congressos nacionais e internacionais. Atua na área de toxicologia ambiental agrícola e aquática, metabolômica e proteômica, com ênfase em análises de cianotoxinas, peptídeos, produtos naturais de cianobactérias e microalgas. Na área farmacêutica, atua em pesquisa a investigação de produtos de degradação de medicamentos, biológicos e biofarmacêuticos. Coordena projetos na área de toxicidade e qualidade da água em ETAs e ETEs. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: cianobactérias, microcistinas, ESI-MS/MS, microcystin, saxitoxin, anatoxin, cyanopeptides, blooms, florações algais, BMAA, metabolomics, proteomics, antioxidante, carotenóides, estresse oxidativo, meio ambiente, produtos de degradação e impurezas em produtos farmacêuticos e HPLC. Foi Coordenador Adjunto da Área de Farmácia na CAPES para o quadriênio 2013/17. É pesquisador associado do Food Research Center (FoRC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. Coordena como pesquisador principal uma das propostas do "Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas" (PIPAE) da Pró-Reitoria de Pesquisa-USP (2021-2022) e também da USP Municípios "Cidades Sustentáveis", com temas sobre a qualidade da água. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

MÉTODO PARA DETECÇÃO DE MICROCISTINAS E/OU NODULARINA EM AMOSTRAS AMBIENTAIS; KIT DE DIAGNÓSTICO, ANTICORPO POLICLONAL PARA DETECÇÃO DE MICROCISTINAS E/OU NODALARINA EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E MÉTODO DE PRODUÇÃO DO REFERIDO ANTICORPO POLICLONAL PI0903998-8 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Ernani Pinto; Fabyana Maria dos Anjos; Noeli Maria Espíndola - 07 de outubro de 2009

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: