Busca avançada
Ano de início
Entree

Wendell Karlos Tomazelli Coltro

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Área de concentração: Química Analítica) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no exterior (sandwich) na "The University of Kansas" (2006) sob a supervisão da Profa. Dra. Susan M. Lunte - e estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2008-2009). Atualmente é Professor Titular e Diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Atuou como vice-secretário da da SBQ Regional de Goiás (2016-2018), tesoureiro (2018-2020), Vice-Diretor (2020-2022) e Diretor (2022-2024) da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Instrumentação Analítica, Microfabricação, Microfluídica, Eletroforese, Detecção Eletroquímica e Sensores Químicos. Atua no desenvolvimento de microssistemas eletroforéticos, dispositivos microfluídicos, sensores eletroquímicos e plataformas de microfluídica digital para aplicações analíticas, bioanalíticas, forenses e petroquímicas. Nos últimos anos, vem atuando na fabricação de ferramentas analíticas e microfluídicas através do processo de impressão 3D incluindo células eletroanalíticas, sensores eletroquímicos, sensores vestíveis, dispositivos embarcáveis em drones aéreos, dentre outros. Já orientou 26 dissertações de mestrado, 16 teses de doutorado, 18 trabalhos de conclusão de curso e 52 estudantes de Iniciação Científica. Até 2024, supervisionou 18 pesquisadores em estágios de pós-doutorado com bolsas de diferentes agências de fomento e empresas. Possui 155 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 1 livro e 22 capítulos de livro publicados em editoras internacionais. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas premiações e honrarias destacando-se o Prêmio Capes de Tese (2009), o primeiro lugar obtido na Olimpíada USP de Inovação (2011), o Prêmio Finep de Inovação 2013, o reconhecimento da MIT Technology Review como um dos Inovadores brasileiros com menos de 35 anos (2014), o prêmio de Profissional Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (2017), concedido pela SEDETEC e pelo SENAC, o Prêmio Young Talent in Analytical Chemistry, concedido pelo BrJAC, o Prêmio SBQ de Inovação Fernando Galembeck, concedido pela Sociedade Brasileira de Química, dentre outros. Entre 2017 e 2020, atuou como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Atua como Editor Associado do Periódico Analytical Methods (Royal Society of Chemistry) desde 2022. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e extensão Inovadora - Nível 1D e co-inventor de 6 patentes concedidas e de 11 pedidos de patente depositadas no Brasil e no exterior. Coordena o Grupo de Microfluídica e Eletroforese e é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Química desde 2003. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

APARELHO DETECTOR CONDUTOMETRICO SEM CONTATO PARA BIOSSENSORES MICROFLUÍDICOS PI0905675-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Emanuel Carrilho ; José Alberto Fracassi da Silva ; Wendell Karlos Tomaselli Coltro - 07 de outubro de 2009

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.