Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcos Eduardo Sedra Gugliotti

CV Lattes


Pessoa Física  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Engenheiro Químico pela FEI, concluiu Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Físico-Química de Superfícies na USP de São Paulo, e Pós-doutorado em Física e Ciência dos Materiais na USP de São Carlos. É autor de patentes, de publicações científicas nas áreas de Química, Física e Bioquímica, e de textos publicados em jornais e revistas com seletiva política editorial. Seus principais temas de interesse em pesquisa incluem: tensão superficial e fenômenos correlatos, surfactantes e suas aplicações, e análises fototérmicas. É pioneiro no Brasil no desenvolvimento e na realização de testes de campo com composições formadoras de filmes monomoleculares de surfactantes para a redução das perdas de água por evaporação em lagos, para o combate à proliferação de mosquitos e algas em ambientes aquáticos e para a remediação de derrames de óleo, obtendo resultados que foram destaque na imprensa nacional e internacional. Com 20 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento, tem atuado nas seguintes áreas: elaboração, execução e coordenação de projetos de pesquisa; captação de recursos do governo para o desenvolvimento de inovações tecnológicas; suporte técnico para áreas como Marketing, Novos Negócios, Assuntos Regulatórios e Planejamento Estratégico; prospecção tecnológica e inovação aberta; elaboração de planos de negócio; marketing tecnológico; e negociação. Possui sólida experiência na área de patentes, em atividades envolvendo inteligência tecnológica, busca/análise/redação, resposta a pareceres técnicos, elaboração de subsídios para exame de patentes e de relatórios de liberdade de comercialização, e suporte técnico em pedidos de nulidade e Ações judiciais. Atualmente é Analista de Patentes no escritório David do Nascimento Advogados Associados. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/09/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

GUGLIOTTI‚ M.; BAPTISTA‚ M.S.; POLITI‚ M.J.. Laser-induced Marangoni convection in the presence of surfactant monolayers. Langmuir, v. 18, n. 25, p. 9792-9798, . (98/02757-0, 01/08708-5)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

GUGLIOTTI, Marcos Eduardo Sedra. Novas aplicações de técnicas fototérmicas para o estudo de interfaces.  x, 241 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (97/05851-4

Patente(s) depositada(s)

MÉTODO E APARELHO PARA CARACTERIZAÇÃO DE FEIXES DE LASER GAUSSIANOS POR LENTE TÉRMICA PI0203571-5 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Marcos Eduardo Sedra Gugliotti; Mauricio da Silva Baptista; Mario José Politi - 04 de julho de 2002

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: