Cristina Miyuki Hashizume - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Cristina Miyuki Hashizume

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora (2010) e Mestre (2003, bolsista FAPESP) em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Desde 2003 é docente em cursos na área de Saúde e Educação. Tem experiência nas áreas de Direitos Humanos e inclusão, Psicologia Escolar e Saúde/ Trabalho (Gestão Educacional e trabalho docente). Professora do Programa de Pós Graduação Strictu sensu (Mestrado Profissional) em Formação de Professores em Educação Inclusiva (PROFEI-UEPB), onde orienta pesquisas sobre: Educação, inclusão e Direitos Humanos e Tecnologias Assistivas. Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde - UEPB, onde orienta nas seguintes linhas de pesquisa: Saúde de professores, Saúde do trabalhador. Desde 2018, é professora formadora e orientadora no curso de especialização em Educação Especial Inclusiva (UFABC-UAB). Professora da Especialização Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UEPB) - semipresencial. Professora e Orientadora da Especialização Educação Especial e Inclusiva na Universidade Federal do ABC (SP). Foi professora formadora da Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (2022). Co-organizadora dos livros Educação e Direitos Humanos: no chão da escola (EDUFABC,2017); Trabalho docente e precarização nas relações laborais na educação (APPRIS,2018); Organizadora da coleção de seis livros "Educação e Direitos Humanos" (EDUFABC, 2019/2020); Pesquisas em Gestão Educacional: Perspectivas Democráticas (Metodista, 2020), Multiculturalismo na educação inclusiva (UFABC, 2022), Políticas afirmativas e educação inclusiva (UFABC, 2022). Autora de artigos em revistas indexadas em Educação/ Interdisciplinar, além de capítulos de livros nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia do Trabalho e Educação (Qualis L1). Membro dos grupos de Pesquisa "Gestão educacional" (UMESP/CNPq) e "Educação e Direitos Humanos" (UFABC-CNPq). Membro do GT-ANPEPP "Trabalho e Saúde", É membro do grupo de pesquisa CIPAII - (CNPQ-UFAL) desde 2019. Membro-associada da ABRAPSO, ABEP, ABRASME, SBP, ISMA-BR, ANPED, Instituto Silvia Lane. É avaliadora ad hoc de cursos de Psicologia pelo INEP/MEC (desde 2017) e parecerista ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pernambuco (FACEPE), CNPq (Projeto Centelha) e Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES). É parecerista de revistas na área de Educação, Saúde Coletiva e Psicologia, onde coordenou dossiês e editorou números especiais temáticos em revistas qualificadas. É membro do Comitê Científico da Revista RevIncluso (UFABC- ISSN 2764-4537) desde 2019. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 12/04/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.