Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Thereza Costa Coelho de Souza

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado, Doutorado (1984; 1990) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Obteve o titulo de Livre Docente em 2007 no mesmo instituto.Realizou estágio de pesquisa no exterior na cidade de Lausanne, Suiça, em junho de 2004. Foi professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça, em 2006 e 2009. Desde 1997 é professora do Instituto de Psicologia da USP e desde 2016 é Professora Titular do Departamento de Psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade deste instituto. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialmente a partir da perspectiva de Jean Piaget, com ênfase em processos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, estudando principalmente os seguintes temas: afetividade, inteligência, desenvolvimento em diferentes contextos, trajetorias e transtornos de desenvolvimento, intervenções com jogos e qualidade de vida. É membro dos grupos de pesquisa Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais; Estudos em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) e Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), cadastrados no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É parecerista de diversas revistas cientificas e da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Foi coordenadora de convenio acadêmico internacional entre o Instituto de Psicologia da USP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça. Foi coordenadora brasileira de cooperação entre o Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem e o Laboratoire de Psychopathologie et processus de santé, da Université Paris Descartes, Paris, de acordo com edital USP-USPC (2016-2018) . É coordenadora do Laboratório de estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem (LEDA), que sedia o projeto de extensão sobre a eficácia das intervenções com jogos no desenvolvimento de crianças com dificuldades escolares; e seminários de pesquisa com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. É membro do GT "Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais", no âmbito da ANPEPP (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisas em Psicologia), desde 1998. Integra o grupo de pesquisadores do Núcleo Ciência pela Infância, estabelecido em cooperação entre a Faculdade de Medicina da USP, Instituto de Psicologia da USP, Instituto Insper, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Universidade de Harvard, EUA. Foi coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, de 2014 a 2017 e Vice Presidente da Comissão de Pós Graduação do Instituto de Psicologia, até maio/2018. É Ouvidora do IP-USP desde 2018 e membro do Conselho de Departamento, Comissão de internacionalização e Comissão de Pesquisa. É membro da Jean Piaget Society (JPS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/11/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: