Busca avançada
Ano de início
Entree

André Ricardo de Lima Damasio

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

André Damasio é Professor Associado do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da UNICAMP, onde fundou o Laboratório de Enzimologia e Biologia Molecular de Microrganismos (LEBIMO). Formado em Farmácia Industrial (2005), obteve o título de Doutor em Bioquímica (2011) com ênfase em Bioquímica de Microrganismos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Parte do doutorado foi realizado no Departamento de Microbiologia e Genética Molecular da Oklahoma State University, OK, EUA (2009), onde desenvolveu ferramentas para a produção de proteínas heterólogas em Aspergillus. Em 2010, realizou parte do doutorado no Instituto de Catálise e Petroquímica/CSIC, Madri, Espanha, onde aplicou técnicas de imobilização e estabilização em enzimas alvo. Em 2011, ingressou no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas-SP, inicialmente como pós-doutorado (2011-2013) e depois como Jovem Pesquisador da FAPESP (2013-2015). Seu grupo de pesquisa dedica-se a estudar "biomanufatura microbiana", principalmente a produção de proteínas recombinantes. Atualmente coordena uma Auxílio Temático da FAPESP cujo principal objetivo é estabelecer uma cepa de fungo filamentoso para a produção de diferentes proteínas recombinantes como enzimas ativas em carboidrato (CAZymes), enzimas ativas em plástico (PAZymes) e proteínas alternativas no contexto da indústria de alimentos. Além disso, o LEBIMO também faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fungos Patogênicos Humanos (INCT-FUNVIR), onde contribuímos estudando a relação entre acilação de proteínas e virulência fúngica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/02/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Antifúngicos Aspergillus fumigatus Aspergillus nidulans Aspergillus niger Aspergillus Aspergilose Basidiomycota Biocombustíveis Bioetanol Biologia Molecular Biologia de sistemas Biologia e Fisiologia dos Microorganismos Biomassa lignocelulósica Biomassa vegetal Biomassa Bioprodutos Bioquímica de Microorganismos Bioquímica Biorrefinarias Biotecnologia CRISPR-Cas9 Cana-de-açúcar Ciências Biológicas Clonagem Degradação de biomassa Deleção de genes Endo-1,4-beta-xilanases Engenharia Química Engenharia de proteínas Engenharias Enzimas hidrolíticas Enzimas Enzimologia Espectroscopia de ressonância de spin eletrônica Eucalipto Expressão de proteínas Fármacos Fatores de transcrição Fatores de virulência Fungos filamentosos Fungos patogênicos Fungos termófilos Fungos Genética Molecular e de Microorganismos Genética Geobacillus stearothermophilus Glicoproteínas Glicosídeo hidrolases Glicosilação Hidrólise enzimática Hidrólise Infecções fúngicas invasivas Inibidores Leveduras Lignocelulose Lisina acetiltransferases Lisina Microbiologia Aplicada Microbiologia Mono-oxigenases líticas de polissacarídeos N-glicosil hidrolases Oligossacarídeos Palhas Pichia pastoris Polpa de celulose Processos Industriais de Engenharia Química Produção de enzimas Produção de etanol Propriedades funcionais Proteína 9 associada à CRISPR Proteínas recombinantes Proteínas Proteômica Repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente espaçadas Retículo endoplasmático Secreção Sirtuínas Virulência Xilanos Xiloglucano
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: