Busca avançada
Ano de início
Entree

Claudio Viegas Junior

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Natural de Porto Alegre-RS, concluiu a graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e o mestrado em Química na área de Síntese Orgânica (1998). Concluiu o doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2003), na área de Química de Produtos Naturais/Química Medicinal e Pós-doutorado em Química Medicinal (2006). Iniciou sua carreira docente em 1995, na Universidade Luterana do Brasil (1995-1999) e como Professor Substituto na UFRGS (1998-1999). É autor e co-autor de cerca de 60 artigos científicos, 3 capítulos de livros, mais de 100 trabalhos e resumos em anais de eventos científicos, 4 patentes sob registro nacional e internacional (PCT), com 3 concessões internacionais. É revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é Professor Associado III no Instituo de Química da UNIFAL-MG, lecionando na Graduação para os cursos de Química, Farmácia e Biotecnologia e na Pós-Graduação nos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e em Química. É o coordenador científico do Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal - PeQuiM, onde desenvolve pesquisas na área de Química Medicinal, com interesse na linha temática de Planejamento, síntese, semi-síntese e avaliação farmacológica de novos candidatos a fármacos analgésicos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, antiparasitários, antiproliferativos e neuroativos, focando principalmente na busca por novos candidatos a fármacos multialvo úteis ao tratamento de doenças multifatoriais, como Alzheimer, Parkinson, inflamação, dentre outras. É líder do grupo de pesquisa "Planejamento, síntese, bioprospecção e caracterização de substâncias bioativas". É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Química. Foi vice-coordenador (2014-2016) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UNIFAL-MG, 2017-2019), tendo atuado como representante Institucional da UNIFAL-MG nos Programas de Iniciação Científica junto ao CNPq e CAPES no período de 2012-2014. Indice H=21, 1393 citações (Web of Science), H=20, 1119 citações (SCOPUS) e H=21, 1666 citações (Google Acadêmico). (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 07/12/2019
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

VIEGAS JUNIOR, CLÁUDIO; BOLZANI, VANDERLAN DA SILVA; FURLAN, MAYSA; FRAGA, CARLOS ALBERTO MANSSOUR; BARREIRO, ELIEZER J.. Produtos naturais como candidatos a fármacos úteis no tratamento do mal de Alzheimer. Química Nova, v. 27, n. 4, p. 655-660, .

VIEGAS JUNIOR, CLAUDIO; REZENDE, AMANDA DE; SILVA, DULCE HELENA SIQUEIRA; CASTRO-GAMBÔA, IAN; BOLZANI, VANDERLAN DA SILVA; BARREIRO, ELIEZER J.; MIRANDA, ANA LUISA PALHARES DE; ALEXANDRE-MOREIRA, MAGNA SUZANA; YOUNG, MARIA CLÁUDIA MARX. Aspectos químicos, biológicos e etnofarmacológicos do gênero Cassia. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1279-1286, .

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

JUNIOR, Claudio Viegas. Isolamento, estudo farmacológico e da relação estrutura-atividade de alcalóides piperidínicos de Cassia specbilis (D.C.) Irwin et Barn. (Leguminosae). 2003. xvii,216f. Tese (Doutorado) – Campus de Araraquara. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: