Busca avançada
Ano de início
Entree

Thiago Fonseca Morello Ramalho da Silva

CV Lattes ORCID


Ministério da Educação (Brasil). Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Thiago Fonseca Morello é professor adjunto I no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC. Doutor em Economia do Desenvolvimento pelo IPE/FEA-USP, trabalha com pesquisa desde a graduação, em que passou pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e pela orientação do professor Ricardo Abramovay (iniciação científica e monografia em microcrédito). No mestrado estudou a história econômica da siderurgia brasileira a carvão vegetal, focando nos aspectos da origem da biomassa (nativa ou plantada) e da tecnologia de carbonização. Teve a oportunidade de participar dos projetos "Ultra Low CO2 Steelmaking (ULCOS, Europa)" e ?Energia e Reflorestamento na Amazônia (ERA)?, executados pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD, França). Nestes, analisou incentivos econômicos e barreiras à introdução de tecnologias capazes de reduzir o impacto ambiental do suprimento de carvão vegetal para os pólos siderúrgicos de Minas Gerais e Carajás. Participa atualmente da Rede (internacional) Amazônia Sustentável de pesquisa em desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira (> 30 instituições brasileiras, europeias e norte-americanas). Desenvolve, atualmente, pesquisa acerca das causas e consequências econômicas das queimadas e dos incêndios florestais na Amazônia. Foi fellow da Darwin Initiative (DEFRA, IFO, governo da Inglaterra) de 2014 a 2015. Agraciado em 2016 com a Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) da FAPESP, foi pesquisador visitante no Land, Environment, Economics and Policy Institute (LEEP), University of Exeter, Inglaterra, de Setembro de 2017 a Maio de 2018, sob a supervisão do professor Ian Bateman. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Treinamento técnico em economia ambiental e da saúde com bolsa da FAPESP 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 07/12/2019
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

MORELLO, THIAGO; MARTINO, SIMONE; DUARTE, ALEJANDRO F.; ANDERSON, LIANA; DAVIS, KATRINA J.; SILVA, SONAIRA; BATEMAN, IAN J.. Fire, Tractors, and Health in the Amazon: A Cost-Benefit Analysis of Fire Policy. LAND ECONOMICS, v. 95, n. 3, p. 409-434, . Citações Web of Science: 0.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SILVA, Thiago Fonseca Morello Ramalho da. Carvão vegetal e siderúrgica: de elo perdido à solução para um mundo pós-Kyoto. 2009. 161f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: