Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), especialização em saúde pública pela ENSP/FIOCRUZ (1989), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998), posdoutorado da Fapesp no Cebrap (2002) e estadias como pesquisador visitante na Sciences Po Paris (2013, 2015), na University College London (2014) e na University of California Berkeley (2019). É professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e diretor e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid/Fapesp). É editor da Revista International Journal of Urban and regional Research (IJURR) e membro do conselho editorial da Revista Urban Affairs Review. Desde 2020, é membro da coordenação do programa eScience e Data Science da Fapesp, e desde 2021 é membro da Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT/USP). É pesquisador principal da Fapesp e Bolsista do CNPq - Nível 1B. Foi diretor do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid/Fapesp, 2004/2009), coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos da Metrópole (INCT/CNPq, 2012 e 2014), coordenador da área de ciência política da FAPESP (2017/2018), presidente do RC-21 - International Sociological Association (2014/2018), editor correspondente para a América Latina da Revista IJURR, da sua série de livros (SUSC) e trustee da sua Fundação (IJURR), membro do Conselho Estratégico da Escola Urbana da Sciences Po Paris (2014/2018), coordenador brasileiro do projeto ReSolution do CEM e da CASA/UCL (Fapesp/ESRC, 2015/2018), secretário adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política, coordenador da Summer School IPSA/USP em Técnicos e Métodos de Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais (2011/2014) e de convênio Fapesp-Cofecub (2011/2012). Dedica-se principalmente ao estudo de políticas públicas, sociologia e política urbana, redes sociais e pobreza urbana. Ingressou como docente no DCP em 2002. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Os pesquisadores do CEM, Centro de Estudos da Metrópole, querem mapear, descrever e entender as recentes mudanças ocorridas nas cidades brasileiras. Qual foi e qual tem sido o papel das políticas públicas nesse processo? Como elas atuam? Ao mesmo tempo em que os pesquisadores do CEM elaboram tais estudos, os dados analisados retornam para os governos, subsidiando decisões políticas. O programa mostra uma parte dos resultados dessas pesquisas, apresenta alguns dos projetos em andamento no CEM e conta particularidades da história da desigualdade social no Brasil.
Publicado em 22 de agosto de 2016 - Agência FAPESP. O Prof. Eduardo César Leão Marques, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, apresenta informações sobre o Centro de Estudos da Metrópole, que atua desde 2000, como um dos CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) da FAPESP. Como resultado de pesquisa, Prof. Marques destaca a publicação do livro sobre a metrópole de São Paulo no século 21, em edições em português (UNESP) e inglês (Routledge), com algumas diferenças entre elas, visando ao debate internacional. O livro trata de aspectos como espaços urbanos, heterogeneidades, estrutura social, segregação e crescimento demográfico, com referência ao urbanismo comparativo contemporâneo.