Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Inês Ghilardi Lucena

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Faculdade de Letras  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Docente titular da Faculdade de Letras, do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), desde 1982, e da Faculdade de Educação, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), da PUC-Campinas. Pesquisadora institucional, de 1986 a 2016, orientadora de Iniciação Científica, de 1994 a 2014 e líder do grupo de pesquisa Estudos do Discurso (CNPq), de 2000 a 2016. Possui pós-doutorado em Análise do Discurso, pelo IEL, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001). É doutora em Letras/Linguística: Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo - USP (1991); mestre em Letras/Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (1981); bacharel em Linguística, pela UNICAMP, (1975); licenciada em Letras-Português, pela UNICAMP (1976); licenciada em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral - FCLPAA (1980); especialista em Língua Portuguesa, pela PUC-Campinas (1977); especialista em Educação para o Magistério Pré-Primário (1971). Foi docente das Faculdades de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda, de Relações Públicas e de Filosofia, da PUC-Campinas. Foi diretora da Faculdade de Letras da PUC-Campinas de 1º/08/2010 a 31/01/2014. Coordenou o Departamento de Língua Portuguesa e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise do Discurso da PUC-Campinas. Foi docente da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1979 -1984), onde coordenou o Departamento de Comunicação. Foi docente da rede de ensino do Governo do Estado de São Paulo (1976 - 2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, análise do discurso, leitura e produção de textos, letramento, redação para o vestibular e gênero social. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/01/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: