Busca avançada
Ano de início
Entree

Luis Antonio Coelho Ferla

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Colaborador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde maio de 2017. Coordenador do Grupo de Pesquisas Hímaco (História, Mapas e Computadores) desde agosto de 2010 e do lab.hum - Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp desde março de 2018. Possui graduação (1998) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. Possui especialização pela UNEP/UNESCO/Universidade de Dresden (1995). Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Coordena o Projeto Pauliceia 2.0: Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo, em parceria com pesquisadores do INPE, do Arquivo do Estado e da Emory University. Foi pesquisador visitante no Departamento de Historia de la Ciencia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, en Madrid, em 2007 e 2010, no Spatial History Laboratory, da Stanford University, em 2012, e no History Department da Emory University, em 2019. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
SPRINT estimula colaborações internacionais em pesquisa  
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/10/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Entre paredes de concreto


Publicado em 26 de março de 2014 - Pesquisa FAPESP. Quando tempestades caem sobre a cidade de São Paulo, rios e córregos voltam a ser vistos e lembrados, pois empurram para as ruas o excesso de água que não conseguem mais transportar. Neste vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP, especialistas explicam por que a maioria dos cursos d'água da metrópole foram enterrados e comprimidos em túneis de concreto sob ruas e avenidas, e as consequências dessa falta de planejamento. A transformação dos rios paulistas foi intensa e rápida. No início do século XX, os paulistanos se divertiam aos domingos nadando, pescando ou passeando de barco no rio Tietê. A alegria acabou à medida que aumentava a descarga de resíduos das casas e das empresas no rio que na década de 1950 já era, como hoje, um esgoto a céu aberto. "O crescimento populacional, econômico e o mercado de terras fez a cidade caminhar em direção aos rios", diz o historiador Janes Jorge, professor da Unifesp.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: