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Diósnio Machado Neto

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sou Professor Livre-Docente (nível 2) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. No Departamento de Música da ECA-USP, ministro disciplinas de pós-graduação, tais como Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical. No Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP, sou responsável pela disciplina Dimensões Sociopolíticas da Música e Artes Sonoras. Minha graduação foi realizada na Pontificia Universidad Católica de Chile, onde me formei em Música com Habilitação em Instrumento (Fagote) em 1992. Lá, iniciei meus estudos de Musicologia sob a orientação de Juan Pablo González e tive aulas com Samuel Claro Valdés. Posteriormente, na Universidade de São Paulo, completei minha formação acadêmica com os títulos de mestre em 2001 e doutor em 2008, sob a orientação de José Eduardo Martins e Mário Ficarelli, respectivamente. Recebi a Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2009. Desde 2002, Régis Duprat e Mário Vieira de Carvalho tornaram-se meus principais mentores. Ingressei no corpo docente da ECA/USP em 2002, transferindo-me para a FFCLRP-USP em 2010 e, posteriormente, para a EACH-USP em 2017, onde atuo como professor na área de Artes. No campo da pesquisa, sou membro de grupos de estudo nacionais e internacionais. Destaco que sou coordenador da área temática "Ideias" no Projeto Temático da História da Música em Portugal e no Brasil do CESEM-Universidade Nova de Lisboa. Também coordeno o Grupo de Trabalho "Musicologia Decolonial" da ARLAC-IMS. Esta iniciativa tem como objetivo questionar e desconstruir narrativas eurocêntricas na musicologia, abrindo espaço para novas epistemologias e perspectivas críticas. Minha participação em congressos nacionais e internacionais é frequente, e já apresentei trabalhos em universidades renomadas, como a Universidade de Coimbra, Nova de Lisboa, Minho, Julliard Scholl, Humboldt-Universität zu Berlin, Università Ca' Foscari Venezia, Universitat de Barcelona, Universidad Autonoma de México e Universidad de Buenos Aires, entre outras. Atuo como parecerista ad-hoc para agências de fomento à pesquisa, como CNPq, Fapesp, Fapemig, Fapeba e Capes. Sou fundador de associações musicológicas, como ARLAC-IMS e ABMUS. Na ARLAC, sou membro do Comitê Executivo desde 2017. Fui Coordenador Geral de um Congresso ARLAC (Santos-2017) e dois congressos ABMUS (Marechal Deodoro-2015 e Santos-2023). Coordeno o Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH), cuja linha principal de pesquisa são os Estudos das Dimensões Sociopolíticas e Culturais da Música, com ênfase nos Estudos de Significação Musical. Destacam-se projetos sobre os modelos retóricos do Estilo Galante nos domínios luso-brasileiros, especialmente a partir do estudo da obra de José Maurício Nunes Garcia, e a Análise dos Processos Musicais Decoloniais na Música Brasileira. Dentro da linha de Significação Musical, os projetos abrangem estudos sobre a música de bandas e fanfarras, bem como sobre os impactos dos preconceitos interseccionais no processo criativo de artistas negros no Brasil. O propósito central desses estudos é analisar a ocorrência desses fenômenos em termos de questões identitárias, colonidade, transculturalidade, translocalidade e decolonialidade. Essa análise se estende aos processos colonizadores, diásporas forçadas ou imigrações de populações precarizadas, ou seja, a música na superdiversidade. Em síntese, os projetos do LAMUS-EACH buscam sistematizar a formação de saberes, os processos sociocomunicativos, as cadeias de transmissão, processos ideológicos de poder, trânsito cultural e as ações decorrentes desses processos. Alinhados a perspectivas da Teoria Crítica, os projetos buscam, fundamentalmente, observar as relações entre estruturas sociopolíticas e suas práticas, em termos de espaços, linguagens e estratégias comunicativas. (Fonte: Currículo Lattes)

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