Busca avançada
Ano de início
Entree

Guilhermina Maria Lopes de Carvalho Santos

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Bacharelado em Música (cravo) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009), na classe do prof. Dr. Edmundo Hora, desenvolveu mestrado em Musicologia Histórica na mesma instituição (2013), sob orientação da profa. Dra. Lenita Nogueira, com a dissertação Princípios de observação em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira . Concluiu em 2018 o doutorado, também na UNICAMP e sob a orientação da mesma professora, com a tese O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça . Entre setembro de 2015 e julho de 2016 realizou, com bolsa PDSE-CAPES, um estágio de investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob coorientação do prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho. É atualmente pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o jornalismo musical de Fernando Lopes-Graça e Mário de Andrade, sob supervisão da profa. Dra. Flávia Toni e financiada pela FAPESP. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e e Estética Musical - CESEM, da Universidade Nova de Lisboa, membro do Grupo de Investigação Música, Teoria Crítica e Comunicação e participante do projeto temático ?O Musicar Local? (FAPESP/UNICAMP/USP). Participou, como segunda secretária, da gestão 2017-2019 da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET e é atualmente editora assistente da revista Música e Cultura, ligada a esta associação. Foi uma das vencedoras do concurso Cátedra Cascais Interartes 2018-2019, promovido pela Fundação D. Luís I (Portugal), com o projeto Fernando Lopes-Graça e a Literatura Moderna Brasileira , desenvolvido entre outubro de 2018 e maio de 2019. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SANTOS, Guilhermina Maria Lopes de Carvalho. Princípios de observação em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/03926-6

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: