Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Miranda de Oliveira

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente sou bolsista de pós doutorado pelo CNPq, no Instituto de Química de São Carlos, desenvolvendo um trabalho em solubilização e precipitação de celulose utilizando CO2 supercrícito com solventes orgânicos. Está cursando um MBA em gestão de projetos pela ESALQ/USP, atualmento no último semestre do curso. Possui graduação em licenciatura em física, pela Universidade Estadual de Campinas em 2012. Mestre em Ciências na área de concentração: Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais, pelo programa de Ciências e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo no campus São Carlos em 2014, com tema de pesquisa porosidade de materiais derivados de bagaço de cana-de-açúcar submetidos a compressão úmida. Doutor em Ciências com área de concentração: Desenvolvimento, Caracterização e Aplicação de Materiais, pelo programa de Ciências e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo no campus São Carlos em 2018, com tema de tese variabilidade nanoestrutural de celulose isoladas de fontes vegetais e produção de nanocristais de celulose. Fez doutorado sanduíche no INP-PAGORA, França em 20016, com tema de pesquisa sobre produção de nanocelulose, com ênfase na produção de nanocristais de celulose. Foi bolsista de doutorado no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) no campus do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). Desenvolve um trabalho de variabilidade nanoestrutural de celuloses vegetais e seu impacto na produção de nanocelulose. T (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

OLIVEIRA, MARCELO M.; DRIEMEIER, CARLOS; CURVELO, ANTONIO A. S.. Changes in Nanoscale Porosity by Wet Pressing Pulps from Sugarcane Bagasse. BIORESOURCES, v. 10, n. 4, p. 8518-8527, . Citações Web of Science: 0. (11/14746-9)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: