Busca avançada
Ano de início
Entree

Odair José Moreira da Silva

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Dedica-se aos estudos que envolvem os conceitos teóricos e metodológicos da Linguística Geral e da Semiótica na análise do audiovisual e dos diversos meios expressivos da comunicação. A significação do discurso cinematográfico, a tradução intersemiótica entre o cinema e a literatura, e o sentido do corpo nas artes visuais são objetos de interesse do pesquisador. Pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), possui os bacharelados em Linguística (2000) e em Português (2000). Licenciou-se em Português (2001) e em Linguística (2002) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Pelo programa de pós-graduação em Linguística Geral do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, realizou o Mestrado (2004) e o Doutorado (2011) na área de concentração em Semiótica e Linguística Geral, ambos fundamentados na interseção analítica e teórica entre a semiótica francesa e o discurso cinematográfico, ambos com bolsas concedidas pelo CNPq. A ênfase do pesquisador destina-se, principalmente, aos seguintes temas, orientados pelas teorias do discurso: análise de filmes, enunciação no cinema, gêneros do discurso cinematográfico, tradução intersemiótica, o sincretismo das linguagens audiovisuais, o erotismo soft ou hard-core, a significação do corpo no cinema, estudos culturais, literatura em suas diversas formas e literatura comparada. No período de 2012-2015, desenvolveu o projeto de Pós-Doutorado - Prazeres visuais: a significação do corpo nos filmes eróticos hard-core - pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP, com apoio da FAPESP (processo no. 2011/52105-5), no qual obteve o pós-doutoramento em Semiótica e Linguística Geral. Atualmente, é pesquisador vinculado ao GPLEC/CNPq (Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo - IFSP). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: