Busca avançada
Ano de início
Entree

Mirhelen Mendes de Abreu

CV Lattes


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sou uma reumatologista clínica de natureza acadêmica. Exerço a minha especialidade através de ações no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência. Minha prática no ensino e na assistência são executadas primariamente através de ações de tutoria, dentro da perspectiva da metodologia de ensino tradicional e de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, bem como de preceptoria de ambulatórios de reumatologia, particularmente de lupus eritematoso sistêmico e artrite inicial. Como ações de extensão, tenho desenvolvido atividades de educação de pacientes, familiares e cuidadores, utilizando a musicalidade como fio condutor de interação e aprendizagem. Em minha prática como pesquisadora, busco a interface entre a clinica e a saúde coletiva, onde sinto-me atraída principalmente por três áreas. Primeiramente, a decisão compartilhada, que visa ao desenvolvimento de tecnologias duras e nao-duras para a inserção do paciente no processo de decisao em seus cuidados de saúde. Esta expertise tem sido corroborada pela série de publicações, comunicações orais, palestras, bolsas e fomentos públicos alcançados para desenvolvê-los. Em segundo lugar, interesso-me pela pesquisa em desfechos centrados no paciente, seja através de pesquisa com coleta de dados primários, seja através da utilização de bases de dados administrativos. Em terceiro lugar - e inserido também como um recorte do segundo item ? volto-me para o estudo de disparidades sociais e desfechos clinicos, isto é, a investigação do conjunto de interações que envolvem a epidemiologia, a sobrecarga de doença (incluindo qualidade de vida e sobrevida) e a qualidade da assistência e suas associações potenciais nos desfechos clinicos. Tais interesses também têm sido corroborados nas produções acadêmicas e técnicas, nos projetos em andamento com este enfoque e nos fomentos governamentais obtidos para desenvolve-los, seja através de editais de competição ou de premiacoes, tanto em âmbito nacional, como internacional. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/04/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: