Busca avançada
Ano de início
Entree

Sonia Barbosa Camargo Igliori

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Centro das Ciências Exatas e Tecnologia  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sonia Barbosa Camargo Igliori é doutora em Matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. Foi editora da revista ?Educação Matemática Pesquisa? e coeditora da Revista Unión de 2016 a 2020. É no momento editora da Revista: Ensino de Matemática em Debate. É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido sua primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do Educação Ma matemática, em especial no ensino de Cálculo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: ?O elementar e o superior em matemática.? Até o momento orientou 15 teses de doutorado e coorientou 2 outras; orientou 31 dissertações de mestrado sendo 27 em educação matemática e 3 em matemática, orientou também 16 projetos de Iniciação Científica, sendo dois deles premiados, além de 3 TCC. Tem publicação em anais de eventos nacionais, e internacionais. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Foi assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. Assumiu a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC-SP, gestão 2013-2015. Coordenou a Consultoria Técnica de Apoio à Gestão Acadêmica, setor da Reitoria da PUC-SP de 2016 a 2020. Realizou estágio pós doutoral, com o apoio da CAPES, no Instituto Francês de Educação da École Normale Supérieure de Lyon, na França, sob a supervisão de Luc Trouche no período de janeiro a julho de 2018. Nesse estágio desenvolveu projeto de pesquisa no âmbito da Teoria da Abordagem Documental do Didático de Gueudeut e Trouche. Além disso participou de todas as atividades coordenadas por Trouche, incluindo cursos, seminários, reuniões, entre outras. Participou também, com apresentação de trabalho na Re(s)sources 2018 International Conference. Tem assumido atualmente a disciplina de CDI no curso de Computação da PUC-SP. Tem coordenado projetos de internacionalização apoiados pelo PIPRINT- PG PUC-SP. Em 2021 o projeto nesse âmbito desenvolveu 10 seminários abertos ao público com reflexões sobre a teoria da Abordagem Documental do Didático, com a participação de Luc Trouche um dos autores dessa teoria. Em 2021 participou como professora da disciplina em rede Fundamentos e Métodos da Pesquisa em Didática das Ciências, oferecida pela UFBA. Em 2022 coordena um projeto de internacionalização de formação de professores em interlocução com professores franceses. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: