Busca avançada
Ano de início
Entree

Sonia Barbosa Camargo Igliori

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Centro das Ciências Exatas e Tecnologia  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sonia Barbosa Camargo Igliori é doutora em matemática pela PUC-SP na área de Análise Funcional, tendo sido orientada por Domingos Pisaneli. De 1995 a 1996 realizou, com apoio da CAPES, estágio pós doutoral na Université Paris VII, França. O estágio desenvolveu-se por meio de pesquisa em Didática da Análise com a supervisão de Michèle Artigue. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC-SP. Durante os anos de 2000 a 2010 elaborou material didático, para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Real, destinado ao curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. É professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, tendo sido coordenadora desse Programa nos períodos de 1995 a 2005, e de 2011-2013. Foi editora da revista ?Educação Matemática Pesquisa? e coeditora da Revista Unión de 2016 a 2020. É também editora da Revista: Ensino de Matemática em Debate. É uma das criadoras do GT 19 de Educação Matemática da ANPEd, tendo sido sua primeira coordenadora. É membro do GT 4 do "Ensino Superior" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desenvolve pesquisa no âmbito do ensino da matemática, em especial no ensino de Cálculo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado: ?O elementar e o superior em matemática. Até o momento orientou 15 teses de doutorado e coorientou 2 outras; orientou 30 dissertações de mestrado sendo 27 em educação matemática e 3 em matemática, orientou também 14 projetos de Iniciação Científica, sendo dois deles premiados, além de 3 TCC. Tem publicação em anais de eventos nacionais, e internacionais. Publicou capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais qualificados, e alguns internacionais. Foi assessora da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-SP no período de 2004 a 2008. Assumiu a função de Chefe do Departamento de Matemática da PUC-SP, gestão 2013-2015. Coordenou a Consultoria Técnica de Apoio à Gestão Acadêmica, setor da Reitoria da PUC-SP de 2016 a 2020. Realizou estágio pós doutoral, com o apoio da CAPES, no Instituto Francês de Educação da École Normale Supérieure de Lyon, na França, sob a supervisão de Luc Trouche no período de janeiro a julho de 2018. Nesse estágio desenvolveu projeto de pesquisa no âmbito da Teoria da Abordagem Documental do Didático de Gueudeut e Trouche. Além disso participou de todas as atividades coordenadas por Trouche, incluindo cursos, seminários, reuniões, entre outras. Participou também, com apresentação de trabalho na Re(s)sources 2018 International Conference. Atualmente assumiu duas disciplinas no curso de Computação da PUC-SP e coordena um projeto de internacionalização PIPRINT- PG 9302/2020 da PUC-SP, apoiado pela PUC-SP , com a participação de Trouche e diversas universidades brasileiras. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/10/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: