Busca avançada
Ano de início
Entree

Meghie de Sousa Rodrigues

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Jornalista, sou mestre mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-UNICAMP) e tenho atuado na cobertura de ciência, tecnologia, educação e meio ambiente para publicações brasileiras e estrangeiras desde 2010. Dentre os veículos com os quais colaborei estão os portais SciDev.Net, do Reino Unido, Chemical & Engineering News e Scientific American. Trabalho especialmente com temas ligados à astronomia, mudanças climáticas, sustentabilidade, meio ambiente e política científica e na conexão entre ciência e gênero e entre ciência e desenvolvimento humano/social. Integro a equipe do Giant Magellan Telescope Brazil Office (GMTBrO) na Universidade de São Paulo (USP) como roteirista de vídeos curtos sobre astronomia. Fui pesquisadora no Museu do Amanhã, onde participei da concepção e execução de diversos projetos de divulgação científica, no suporte em acordos de parceria com instituições nacionais e internacionais e no trabalho com a curadoria e equipe de conteúdo para a definição de temáticas estruturantes do museu. Fui bolsista do programa MídiaCiência (FAPESP), atuando como repórter para a revista ComCiência. Como bolsista do CNPq, colaborei como repórter para a revista ClimaCom na cobertura de mudanças climáticas e meio ambiente. Dentre os projetos de divulgação científica em que trabalhei estão GalileoMobile e Universidade das Crianças, ambos itinerantes com objetivo de levar atividades científicas para crianças e adolescentes em locais com pouco acesso a museus e centros de ciência. Antes disso, realizei intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal (2007-08). Em 2016 integrei o grupo de jornalistas brasileiros que realizaram visita de campo aos sítios de observação e pesquisa do Observatório Europeu do Sul (ESO) no deserto do Atacama, Chile, a convite da ESO Network Brasil. Desde 2017, colaboro com o blog Cientistas Feministas, escrito e administrado por mulheres para chamar a atenção para questões de gênero na ciência. Integro o quadro executivo da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) na diretoria de Integração Nacional, e colaboro com colegas para a formação e interiorização da rede pelo Brasil. Entre meus temas de interesse de pesquisa se encontra a relação entre comunicação de ciência e o ideário ligado às tecnologias da informação. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/04/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: