Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Luiza d'Ávila Viana

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ana Luiza D`Ávila Viana é economista. Iniciou o curso de economia na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da Universidade de São Paulo em 1968 e se formou, em 1974, na Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Concluiu o mestrado em economia em 1981, e o doutorado em 1994, ambos pelo Instituto de Economia da Unicamp (Universidade de Campinas). É professora aposentada da USP, onde lecionou, de 2002 a 2015, no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina. Foi pesquisadora do NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas) da Unicamp, de 1986 a 1994; professora do IMS (Instituto de Medicina Social) da UERJ, de 1995 a 2002; e chefe do Departamento de Planejamento e Administração em Saúde do IMS da Uerj, de 1996 a 1998. Em 2011, atuou como diretora do DECIT (Departamento de Ciência e Tecnologia) da SCTIE (Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos) do Ministério da Saúde. Em suas atividades profissionais, interagiu com mais de 100 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos em 37 pesquisas nacionais e internacionais. Em suas atividades docentes orientou 27 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado e supervisionou 3 pós doutorados. Tem como principais linhas de pesquisa as políticas sociais e de saúde, brasileira e comparada; metodologia de pesquisa em políticas públicas; economia política da proteção social e das políticas sociais; sistemas de proteção social; dimensões pública e privada das políticas sociais no Brasil; e institucionalidades da política social e de saúde. Coordenou a pesquisa Região e Redes (www.regiaoeredes.com.br/), edital MCTI/CNPQ/CT-SAÚDE/MS/SCTIE/DECIT nº 41/2013. Pesquisadora 1 do CNPQ (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Estado precisa pautar inovação em saúde, defendem especialistas 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PAULO HENRIQUE DOS SANTOS MOTA; ANA LUIZA D'ÁVILA VIANA; AYLENE BOUSQUAT. Relações federativas no Programa Academia da Saúde: estudo de dois municípios paulistas. Saúde debate, v. 40, n. 108, p. 64-73, . (13/06858-7)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MOTA, Paulo Henrique dos Santos. A configuração do programa academia da saúde como estratégia para a promoção à saúde. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Medicina.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/06858-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: