Busca avançada
Ano de início
Entree

Denise de Freitas

CV Lattes


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa - Portugal (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos e Assessora do Setor de Biologia do Centro de Divulgação Científico e Cultural USP - São Carlos. Graduou-se em Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1979). Fez Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua como docente e pesquisadora junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar e em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, orientando pesquisas no mestrado e/ou doutorado. Coordena o grupo de pesquisa EmTeia: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências. Foi uma das editoras do Periódico Pesquisa em Educação Ambiental (ISSN ? 1980-1165) no período de 2006 a 2008, tendo sido responsável pelo seu projeto gráfico. Fez parte da organização do I, II, III e IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2001 a 2007. Coordenou várias pesquisas em parcerias internacionais tais como o projeto A ciência como cultura: implicações na comunicação científica, em parceria com a Universidade de Lisboa, Portugal, financiado pelo convênio internacional CAPES-GRICES e o projeto A abordagem CTS na produção dos conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para a educação cientifico-tecnológica no âmbito escolar, em parceria com as Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional de San Juan, Argentina, financiado pelo convênio CAPES-MINCyT. Foi uma das coordenadoras brasileiras do Programa de Ambientalização Curricular nos Cursos Superiores: caracterização de intervenção e análise do processo, financiado pelo Alfa - Programa de cooperação acadêmica entre a União Européia e a América Latina ? envolvendo 7 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Itália, Portugal. Atualmente coordena o projeto Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona, financiado pela FAPESP e CNPq. Em sua trajetória acadêmica tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação no campo da Educação nomeadamente nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) educação em ciências e biologia; iv) ambientalização curricular. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 09/11/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações1
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

JOANA BRÁS VARANDA MARQUES; DENISE DE FREITAS. Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Educ. Pesqui., v. 43, n. 4, p. -, . (12/23088-8)

VARANDA MARQUES, JOANA BRAS; DE FREITAS, DENISE. Mapping the future of non-formal education and the scientific dissemination of astronomy in Brazil: A Delphi study. POLICY FUTURES IN EDUCATION, v. 14, n. 8, SI, p. 1153-1181, . Citações Web of Science: 0. (12/23088-8)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: