Busca avançada
Ano de início
Entree

Neide Jallageas de Lima

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pós-doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais - ECA/USP, com bolsa concedida pelo CNPq para o projeto de pesquisa "Ficção e documento em Eisenstein, Tarkóvski e Sokúrov: a montagem e o conceito de realidade no cinema russo" (2013-2014). Pós-doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa ? FFLCH/USP, (bolsista Fapesp) de 2010 a 2013, com Estágio de Pesquisa no Exterior, (Fapesp/BEPE) junto ao Centro Eisenstein de Pesquisa e Museu de Cinema Russo, em Moscou. Doutora em Comunicação e Semiótica (2007, PUC-SP, bolsista CNPq) com tese sobre o cinema de Andrei Tarkóvski, relacionado às pesquisas do filósofo russo Pável Floriênski sobre o espaço e o tempo no campo das artes e os conceitos de cronotopia de Mikhail Bakhtin. Mestre em Estética e Comunicação do Audiovisual (2002, ECA ? USP, bolsista CAPES) quando traduziu o conto "Laços de Família", de Clarice Lispector, para a linguagem do vídeo e da fotografia, com aporte teórico de Mikhail Bakhtin. Possui textos, ensaios e reproduções de obras de sua autoria publicados em periódicos, livros e catálogos nacionais e internacionais. Realiza trabalhos experimentais na área de fotografia e vídeo desde 1996, com obras em acervos dos principais museus brasileiros (MAM-SP, Coleção Pirelli-MASP, MAC-USP e SESC-SP). Pesquisa arte e cinema russos e investiga diálogos e reverberações entre arte contemporânea russa e brasileira. É curadora, ensaísta, produtora editorial e editora da KINORUSS EDIÇÕES E CULTURA, que há seis anos publica os Cadernos de Pesquisa Kinoruss (ISSN: 2237-2105), www.kinoruss.com.br. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/12/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: