Busca avançada
Ano de início
Entree

Roberto da Silva

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Física Matemática pela Universidade de São Paulo (2000) sob a orientação do Prof. Domingos Marchetti. Após estar qualificado para o doutoramento no IFUSP, tirando nota máxima 10 em todas as 3 provas que fez para esta qualificação (Mecânica Estatística, Clássica e Quântica), resolveu mudar de área e lugar e foi fazer seu doutoramento em Física Computacional, na sua cidade de infância, Ribeirão Preto, com o Prof. José Roberto Drugowich de Felício no programa de pós-graduação em Física aplicada a medicina e biologia pela Universidade de São Paulo (2002), tendo completado seu doutoramento em 2 anos e 4 meses um recorde nesta unidade. Já doutor, mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde foi pós doutor por 6 meses no Instituto de Informática da UFRGS. Tornou-se professor pelo Departamento de Informática Teórica, no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde ficou durante produtivos 7 anos. Foi aprovado em concurso para professor doutor na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, vaga que infelizmente não pode assumir por motivos particulares. Atualmente é professor associado IV no Instituto de Física desta mesma universidade. Tem uma boa experiência em Modelos Analíticos e de Simulação Computacional em Fisica e alguns modelos biológicos e ou socialmente motivados. Atualmente tem se concentrado em modelagem analitica e computacional de alguns sistemas complexos incluindo problemas em grafos/redes complexas, Econophysics, Sociophysics, Dinâmica evolucionária no contexto da teoria de jogos, ruido em dispositivos semicondutores de micro, meso e nanoescala e Mecânica Estatística de Não Equilibrio e problemas envolvendo o principio de maximização de entropia no contexto da física de particulas. Seus trabalhos tem se distribuido de maneira multidiciplinar em periódicos qualificados. Já arbitrou trabalhos nos seguintes periódicos como: Scientific Reports (Linha editorial da Nature), Physical Review E, Journal of Theoretical Biology, Physics Letters A, Physica A, Advances on Complex Systems, International Journal of Modern Physics C, Brazilian Journal of Physics, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista Brasileira de Informática Teórica e Aplicada. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2006 e atua regularmente como orientador na pós graduação do Instituto de Física tanto em nível de mestrado quanto em doutorado. Seu indice H é 13 e seu indice no Research gate atualmente é 32.3. No google scholar seu indice H é 17, com mais de 992 citações, enquanto que seu i10-index é 30. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/02/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SILVA, Roberto da. Distribuição de autovalores de matrizes aleatórias.. 2000. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Física. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: