Busca avançada
Ano de início
Entree

Lia Ferraz de Arruda Sucasas

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Engenheira Agrônoma e Mestre em Ciências - Ciência e Tecnologia de Alimentos - pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação do CENA/USP. Associada Profissional do Instituto PECEGE. Realizou parte do doutorado no Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto - Portugal (2008), por meio de bolsa concedida pelo Programa Santander de Mobilidade Internacional de Pós-graduação. Desenvolveu trabalho de pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CNPq junto ao Grupo de Pesquisas "Beneficiamento do Pescado Cultivado" - ESALQ/USP. Assessorou pequenos e grandes produtores do setor agroindustrial com a adoção de tecnologias para agregar valor aos produtos advindos de agricultura familiar e na resolução de problemas do ciclo produtivo. Participou de projetos para promover a sustentabilidade agroindustrial através de ações inovadoras inspiradas nas tendências do mercado consumidor (rastreabilidade e marketing ambiental). Aprovada em concurso público de provas e títulos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, trabalhou como pesquisadora científica no Instituto de Pesca - Centro de Pesquisas do Pescado Marinho - Santos/SP, com elaboração, análise e desenvolvimento de projetos e cursos de capacitação técnica e sócio-ambiental voltados à agricultura familiar do setor respectivo. Em 2017 e 2018 foi professora de pós-graduação da disciplina Gestão de Alimentos e Bebidas no SENAC-SP, cuja linha versou sobre mercado, tendências e consumo, obtenção de alimentos processados com valor agregado, gerenciamento, fluxo de produtos e varejo no setor de alimentação. Desde 2014 realiza o gerenciamento da Fazenda Santa Cruz, no município de Pauliceia/SP, sendo responsável pelo controle de engorda de novilhas e ovinos de corte; fiscalização, abate e avaliação de carcaças; e, atualmente, pela implantação de novas linhas produtivas (produção de milho e piscicultura) e pela análise de viabilidade econômica e ambiental da propriedade. Linhas de atuação: Sustentabilidade na Cadeia Produtiva; Elaboração e Análise de projetos no Setor Agroindustrial; Ensino e difusão de conhecimentos ao Setor de Alimentos/Agronegócio; Agroindústria e processamento de alimentos; Educação ambiental; Obtenção de coprodutos para o setor de alimentação animal; Resíduos agroindustriais e impactos ambientais; Transformação biotecnológica de resíduos; Piscicultura e Processamento de pescado; Gestão social, ambiental, econômica e agronômica da propriedade rural;Produção Agronômica (milho, bovinos, ovinos, peixes de água doce). (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/04/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: