Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcio Vinicius Bertacine Dias

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo desde 2014 e também com vínculo à Universidade de Warwick, Reino Unido. Graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2003 e 2004, respectivamente). Doutorado em Biofísica Molecular também pela UNESP (2007). Pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (2007-2011), tendo trabalhado com os Profs Tom Blundell e Chris Abell, referências em processos de desenvolvimento de novos fármacos. Tem experiência em bioquímica e biofísica de proteínas, principalmente biologia estrutural ou cristalografia de proteínas. Atua principalmente na aplicação de técnicas moleculares, bioquímicas e biofísicas no entendimento da biologia de Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da tuberculose; na aplicação de técnicas de desenvolvimento de fármacos, particularmente desenho de fármacos baseado em fragmentos (do inglês fragment based drug discovery) para identificação de novas moléculas para o tratamento de tuberculose ou outras doenças infecciosas; também atua na elucidação de estruturas de enzimas relacionadas com biossíntese de produtos naturais, particularmente antibióticos de interesse médico, como aminoglicosídeos e policetídeos, com o objetivo de contribuir em técnicas de biocatálise e bioengenharia de produtos naturais para o desenvolvimento de novos antimicriobianos utilizando rotas verdes. webpage: http://microbiologia.icb.usp.br/departamento/corpo-docente/lbea-farmacos/ (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: