Busca avançada
Ano de início
Entree

Fábio Braz Machado

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Geólogo pela UNESP (1999/2003-CNPq) sendo, no período, bolsista BAAE, CNPq e FUNDUNESP. Mestre (2005 - FAPESP) e Doutor (2009 - FAPESP) em Geociências na mesma universidade. Pós-doutor (2011) com projeto na área de Geocronologia/Geoquímica com participação na Un. de Heidelberg (Alemanha) e bolsa pela PETROBRAS. Editor Adjunto da Revista Geociências entre 2004 - 2010. Presidente do 46º Congresso Brasileiro de Geologia / 1º Congresso de Geologia dos Países da Língua Portuguesa em 2012. Membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Geologia desde 2013 e conselheiro do periódico Brazillian Journal of Geology. Parecerista dos periódicos Brazillian Journal of Geology, Revista Geociências e Anais da Academia Brasileira de Ciências. Colaborador da revista Veja, G1, rádio CBN, Recreio, Superinteressante e Jornal Estado de São Paulo. Ganhador da Medalha de Honra ao Mérito, conferido pela Sociedade Brasileira de Geologia em 2016. Avaliador de cursos de Graduação de Geologia / Eng. Geológica do Guia do Estudante - Editora Abril. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e administrador de minicursos anuais para a entidade. Especialista em Petrologia de rochas magmáticas básicas, Vulcanismo, Large Igneous Province, Geoquímica rochas/manto (Fluorescência de Raio X, ICP, Microssonda Eletrônica, Difração de Raio X e MEV), Mineralogia, Bacia do Paraná (Mesozóico) e Basaltos, com artigos e livros publicados. Entre os anos de 2010 a 2020 foi professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), nos cursos de Ciências Ambientais, Química, Química Industrial e Biologia, responsável pelas disciplinas GEOQUÍMICA, GEOQUÍMICA AMBIENTAL, AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, GEOLOGIA GERAL, E GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO. Professor Associado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no curso de Geologia, responsável pelas disciplinas PETROLOGIA ÍGNEA e GEOQUÍMICA desde 2020. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP desde 2017. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/04/2021
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MACHADO, Fábio Braz. Geologia e aspectos petrológicos das rochas intrusivas e efusivas mesozóicas de parte da borda leste da Bacia do Paraná no Estado de São Paulo.  193 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas.  Rio Claro.  (03/10979-2

MACHADO, Fábio Braz. Petrologia e caracterização geoquímica das fontes mantélicas da região noroeste da província magmática do Paraná.  209 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas.  Rio Claro.  (05/51818-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: