Busca avançada
Ano de início
Entree

Zehbour Panossian

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Líbano

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1975), e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Físico-química pela Universidade de São Paulo (1981). É pesquisadora do Laboratório de Corrosão e Proteção (desde 1976) foi Diretora de Inovação e responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Negócios (2012-2018) e atualmente é diretora-presidente e Membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A (IPT). Atua na área de novos negócios com empresas privadas e é coordenadora geral das duas unidades Embrapii do IPT (Embrapii IPT ? Materiais de Alto Desempenho, desde 2012 e Embrapii IPT Bio - Desenvolvimento e Escalonamento de Processos Biotecnológicos, desde 2016). É coordenadora geral do Programa de Novos Talentos do IPT. É professora convidada e orientadora de doutorado e mestrado da Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Metalurgia e de Materiais (desde 1985) e professora e orientadora de mestrado tecnológico do IPT do Curso de Processos Industrias e do curso de Habitação: Planejamento e Tecnologia (desde 2010). É Diretora de Associação Brasileira de Corrosão. É membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE SP desde 2018. Atua como vice-chairman do comitê STG 35 e membro Fellow da NACE; é representante do Brasil no International Corrosion Council; é membro do Conselho Deliberativo da ABNT desde 2013 e consultora ad-hoc do CNPq, FINEP, FAPESP, FAPESB e CYTED. Tem experiência na área de química, com ênfase em eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão e proteção contra corrosão, eletrodeposição e tratamento de superfície, incluindo tintas anti-corrosivas. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, presta assessoria em corrosão e proteção, especialmente na otimização de processos produtivos na área de tratamento de superfície, e presta serviços tecnológicos para o setor produtivo. Tem forte atuação em normalização na ABNT - CB 43 Comitê Brasileiro de Corrosão, sendo membro do Conselho Deliberativo da ABNT desde 2013. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 20/04/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: