Busca avançada
Ano de início
Entree

Roberto da Silva

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1979). Possui mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP (1986) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos, UNICAMP (1992). Realizou estágios de pós-doutorado no Department of Food Science and Human Nutrition, Iowa State University, EUA (1998-1999) e na Universidade de Amsterdam em 2011. Atualmente é professor Titular no IBILCE - UNESP, Campus de São Jose do Rio Preto. Têm experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Bioquímica e química de Alimentos atuando em enzimologia microbiana e vegetal. É responsável pelas disciplinas de Química de processos e Bioquímica de processos para a graduação em Engenharia de alimentos e Bioquímica de alimentos para a Pós-graduação em Engenharia e Ciência de alimentos do IBILCE. Foi Presidente da CIPA, Diretor da ADUNESP, Chefe do Departamento de Química e Ciências Ambientais, Colaborou na implantação e foi Membro do conselho de curso de PG em Engenharia e Ciências de Alimentos. Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio-CTNbio). É Consultora Científica do CNPq, FAPESP e de vários periódicos nacionais e internacionais, tais como Food Chemistry, Journal of Agricultural and Food Chemistry, Journal of Food Science, Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, Journal of Food Science and Technology, Brazilian Journal of Microbiology etc. Colaborou na implantação e foi Coordenador do Curso de Pós-graduação em Química do IBILCE. Participou da organização de dois eventos internacionais. Participou da Comissão Externa de Avaliação Institucional da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Orientou 24 mestres, 15 doutores e 5 pós-doutores. É coordenador de Grupo de Pesquisa no CNPq. Captou cerca de 1 milão de dólares de agências financeiras. Publicou mais de 100 artigos científicos e 9 capítulos de livros. Prêmios: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA) de 2008 recebendo o ?Prêmio Dílson Teixeira Coelho Incentivo à Pesquisa, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, na área de Biotecnologia: Ingredientes e Produtos Derivados; Recebeu, como orientador, Prêmio Capes de Tese 2011 da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Membro de órgão superiores da UNESP: CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária) e CCPe (Câmara Central de Pesquisa). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácidos graxos ômega-3 Ácidos graxos ômega-6 Ácidos graxos Açúcares Agaricus Amido Análise sensorial Aroma Aveia Bacillus clausii Bacillus Bagaço de cana-de-açúcar Biocombustíveis Biodiesel Bioenergia Bioetanol Biologia Molecular Bioquímica de Microorganismos Bioquímica de alimentos Bioquímica Biotecnologia de alimentos Biotecnologia Branqueamento da celulose Branqueamento Carboidratos Caseínas Catálise Celulase Celulose Ciência de Alimentos Ciência e Tecnologia de Alimentos Ciências Agrárias Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Climatização Clonagem Cloro Compostos fenólicos Criogéis Cromatografia DNA recombinante Endo-1,4-beta-xilanases Energia renovável Engenharia de Alimentos Enzimas celulolíticas Enzimas oxirredutoras Enzimas Enzimologia Espectrometria de massas Estabilidade térmica Etanol celulósico Etanol Farelos Fermentação em estado sólido Fermentação Flavonoides Fungos termófilos Fungos Fusarium Geleias Glucana 1,4-alfa-glucosidase Hemicelulose Hidrólise enzimática Hidrólise Imobilização Indução enzimática Indústria de celulose e papel Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Infravermelho Inibidores de proteases Intercâmbio de pesquisadores Isoflavonas Jambolão Laboratórios Leveduras Lignocelulose Lipase Metabolômica Micro-organismos Microbiologia Aplicada Microbiologia Modernização Mutação Oligossacarídeos Ozônio Peptídeo hidrolases Peroxidase Polifenoloxidase Poluentes industriais Poluentes orgânicos persistentes Pré-tratamento Prebióticos Projetos de infraestrutura Purificação de enzimas Purificação Queijo minas frescal Queijo Química de alimentos Química Recursos Florestais e Engenharia Florestal Recursos para a pesquisa Rede elétrica Resíduos agrícolas Sacarificação Substâncias bioativas Sustentabilidade Transesterificação Tratamento térmico de alimentos Trichoderma harzianum Ultrassom Uva Vinho Vinícolas Xilitol Xilose beta-Glicosidases beta-Glucanas beta-Glucosidase
Patente(s) depositada(s)

APLICAÇÃO DE PROTEASE MICROBIANA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE QUEIJO PI1101014-2 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP). Roberto da Silva; Carolina Merheb Dini; Eleni Gomes - 24 de março de 2011

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: