Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo de Cerqueira César

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1995), com doutorado sandwich na Michigan State University. Pós doutorado na Pennsylvania State University (1996 - 1997). Pesquisador visitante na Michigan State University (2002-2003) e na University of Liège (2009). Atualmente é revisor de periódicos internacionais, como Cellular and Molecular Neurobiology, Current Molecular Pharmacology e Medicinal Chemistry. Professor associado da Universidade de São Paulo, bem como assessor científico da FAPESP. Coordenador de Projeto temático FAPESP de 2004 a 2008. Membro do Comitê Assessor da Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo (CCint ) de 2005 a 2009. Líder do grupo de neurociência envolvido em estudos acerca da interação de duas proteínas-chaves no metabolismo energético neuronal: hexoquinase e VDAC (voltage dependent anion channel). O desligamento da hexoquinase a partir da VDAC aparece associado à patofisiologia de múltiplas desordens comportamentais como a depressão, distúrbio bipolar e esquizofrenia. Uma mudança patofisiológica comum vista em todas as doenças neurodegenerativas é a alteração do funcionamento metabólico do sistema nervoso. Tais alterações envolvem mudanças no funcionamento das mitocôndrias e alterações no metabolismo da glicose e da via glicolítica. Fundamental para o entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos nessas múltiplas doenças , foi a descoberta pelo laboratório do acoplamento entre hexoquinase (sistema utilizador de ATP) e fosforilação oxidativa (sistema produtor de ATP), o que diferencia esse tecido em relação aos demais em termos de eficiência no aproveitamento da glicose como fonte energética. O laboratório também é referência internacional no que concerne às bases moleculares dessa interação em neurônios. Coordenador do curso de extensão "Bases Moleculares das Doenças Neurológicas", ministrado online pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: