Busca avançada
Ano de início
Entree

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Nascido no Rio de Janeiro em 10 de setembro de 1960, é graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978-1983). Especializou-se em Medicina Preventiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984-1985), onde também obteve os títulos de Mestre (1991), Doutor (1995) e Livre-Docente (2002). Desde 2005 é Professor Titular do Departamento. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfases em Atenção Primária em Saúde e Humanidades em Saúde, trabalhando com temas como: saúde de adolescentes e jovens, vulnerabilidade, HIV/aids, cuidado em saúde, integralidade, prevenção e promoção da saúde, desenvolvimento histórico-epistemológico da epidemiologia e bases filosóficas das práticas de saúde. Realiza atividades de extensão junto a diversas instituições de saúde, em particular o Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa, da FMUSP. Desenvolveu atividades de pesquisa em parceria com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, USA (1997-2003), coordena pela USP o projeto Global Health and the Social Studies of Medicine and Health: a Princeton-USP Collaborative Research and Teaching Project" projeto de intercâmbio em ensino e pesquisa interdisciplinar na área de Saúde Global e Políticas de Saúde com a Universidade de Princeton, USA, onde permaneceu como Visiting Research Scholar em 2014, e é colaborador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Nacional de Lanus, Argentina. Na USP, já exerceu os cargos de Pró-Reitor Adjunto de Extensão Universitária (2010-2014), Coordenador do Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (2012-2014), Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina (2007-2014) e Chefe do Departamento de Medicina Preventiva (2011-2015). É autor de diversos artigos publicados em periódicos do campo (Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, Ciência e Saúde Coletiva, Interface, Saúde e Sociedade, entre outros) e é autor dos livros "Epidemiologia e Emancipação", Sobre o risco: para compreender a epidemiologia" (também publicado na Argentina como "Acerca del riesgo: para comprender la epidemiología") e "Cuidado: trabalho e interação nas práticas de saúde". (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Risco e Saúde Pública 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

DE CASTRO‚ AS; DE SOUZA DUTRA‚ A.. Approximate analytical states of a polynomial potential: an example of symmetry restoration. Physics Letters A, v. 269, n. 5, p. 281-286, .

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PETTA, Helena Lemos. Grande mídia e comunicação sobre saúde coletiva e atenção primária: análise da experiência de produção da série televisiva \"Unidade Básica\". 2018. Tese (Doutorado) – Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

PINHEIRO, Thiago Felix. Camisinha, homoerotismo e os discursos da prevenção de HIV/aids. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: